Tempo deve mudar a partir do fim de semana no RS



 A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul indica mudanças no tempo a partir do final de semana. É o que diz o Boletim Integrado Agrometeorológico 31/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Sexta-feira (2/8): O fluxo de umidade e o ar quente sobre o Estado serão mantidos pela mesma configuração atmosférica do dia anterior, podendo ser observada mais nebulosidade ao longo do dia e condições favoráveis à ocorrência de precipitações isoladas de intensidade fraca sobre as regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Na maioria das regiões, o tempo deve seguir estável, sendo novamente caracterizado pela amplitude térmica entre o início da manhã e o final da tarde.

Sábado (3/8): A aproximação de uma frente fria vinda do Uruguai, associada à ação do Jato de Baixos Níveis, que intensificará o fluxo de umidade e ar quente, fará com que o tempo mude entre o início da tarde e o decorrer da noite para uma condição mais instável, com aumento da nebulosidade. Nessa nova configuração atmosférica, haverá condições para precipitações ao longo da faixa de fronteira sobre as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

Domingo (4/8): Uma frente fria ingressará sobre o Rio Grande do Sul durante a madrugada, trazendo mudanças no tempo com precipitação de intensidade moderada a forte nas regiões Sul e Campanha, onde os prognósticos indicam chuvas entre 30 mm e 100 mm. No decorrer do dia, haverá um declínio nas temperaturas na metade sul do Estado, à medida que um anticiclone migratório, que se desloca na retaguarda da frente fria, avançar.

Segunda-feira (5/8): A passagem da frente fria, ainda que modesta, provocará precipitação de intensidade moderada de forma mais espalhada nas regiões Sul, parte da Região Central, Região Metropolitana, parte da Região dos Vales e Planalto Central. As temperaturas devem se manter amenas durante o dia, devido ao deslocamento do anticiclone migratório em direção ao Oceano Atlântico.

Terça-feira (6/8): A precipitação ocorrerá sobre as regiões Metropolitana, Região dos Vales, parte da Região Central, Planalto Central e Missões com intensidade fraca a moderada. As temperaturas devem permanecer amenas em todo o Estado, em função do afastamento do anticiclone migratório, que seguirá em direção ao mar.

Quarta-feira (7/8): A chuva deve ser de intensidade moderada, ocorrendo principalmente sobre a Região Norte e o Alto Uruguai. As temperaturas devem se manter amenas em todo o Estado pelo mesmo motivo do dia anterior.

O prognóstico para os próximos sete dias indica chuvas de intensidade fraca a moderada em todo o Rio Grande do Sul. As maiores precipitações são esperadas nas regiões Sul, com volumes previstos entre 50 e 100 milímetros. Nas regiões Central, Campanha e Fronteira Oeste, os volumes devem variar entre 20 mm e 50 mm. Para a metade norte do Estado, as chuvas previstas variam de 1 mm a 30 mm, diminuindo conforme a área se aproxima do extremo norte.

Postar um comentário

0 Comentários