Na manhã desta terça-feira (16), foi realizada na Unipampa - campus Dom Pedrito, a primeira Avaliação Sensorial IP Campanha Gaúcha de 2024.
As Indicações Geográficas (IGs) são as áreas demarcadas no Brasil sendo classificadas em dois níveis. Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).
Fazem parte da IG da Campanha Gaúcha 14 municípios – Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana, com a participação das seguintes vinícolas: Almabaska, Batalha Vinhas & Vinhos, Bodega Sossego, Bueno Wines, Campos de Cima, Cerros de Gaya, Cordilheira de Sant'ana, Dunamis, Estância Paraizo, Guatambu Estância do Vinho, Nova Aliança, Peruzzo Vinhas & Vinhos, Routhier & Darricarrère, Vinhetica, Vinícola Almadén, Vinícola Salton, Vinícola Seival e Zampieri Fernandes.
A análise sensorial, foi conduzida pelo enólogo coordenador Marcos Gabbardo, e contou com a participação de seis degustadores técnicos.
Cabe ressaltar, que cada vinícola participante deve submeter cada amostra na avaliação para receber o selo. Mesmo que o rótulo tenha o selo numa safra, na próxima safra, a amostra deverá ser avaliada novamente.
Na manhã de ontem, foram avaliadas 13 amostras das vinícolas da Campanha Gaúcha, que é coordenada pela Associação de Vinhos da Campanha Gaúcha.
"Desde 2020, já enviamos para aprovação de selo IP mais de 10 milhões de litros. Já saíram para o mercado mais de 8,9 milhões de garrafas com selo IP Campanha Gaúcha”, enfatiza Pedro Candelária, presidente da Associação de Vinhos da Campanha Gaúcha.
“Esses expressivos números não apenas evidenciam a vitalidade da região da Campanha Gaúcha, mas também reforçam seu papel como um polo de excelência na produção de vinhos de alta qualidade, consolidando seu prestígio ano após ano”, comemora o presidente.
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