O Tesouro do Estado disponibilizou nesta segunda-feira (4) o comprovante de rendimentos de servidores estaduais ativos e inativos referente ao exercício de 2023. A liberação do documento, que é utilizado na declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte 2024 (Dirpf 2024), antecede em mais de dez dias o início do período para a entrega da prestação de contas à Receita Federal, proporcionando mais tranquilidade na organização das informações a serem encaminhadas.
A novidade é que neste ano foi criado um ambiente digital específico para o acesso rápido e seguro ao documento. O atendente virtual, disponível no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz), permite a emissão utilizando a autenticação do Gov.br. A adoção desse novo canal, bem como a exigência de cadastro no portal Gov.br, reflete o compromisso do Tesouro do Estado com a inovação e com o sigilo dos dados dos servidores.
O Comprovante de Rendimentos é importante para que os servidores e pensionistas possam prestar contas junto à Receita Federal na Declaração do Imposto de Renda. Canais para obtenção do comprovante de rendimentos
Aplicativo Servidor RS
Para servidores ativos, inativos, desligados ou exonerados, estão disponíveis os comprovantes de rendimentos dos últimos cinco anos. Para acessar o aplicativo Servidor RS é necessário cadastro no Portal Gov.br. Após o cadastro, basta baixá-lo pelo Google Play ou pela Apple Store. No computador pessoal, o endereço eletrônico é: http://app.servidor.rs.gov.br
Atendente Virtual
Os servidores ativos e inativos podem optar pelo atendente virtual encontrado no portal da Sefaz, na página do Tesouro do Estado, no canto inferior direito da tela. Para gerar o comprovante de rendimentos nesse canal, é necessário selecionar o serviço Comp. Rendimentos ano 2023. O documento é fornecido mediante autenticação no Gov.br.
Portal do Servido
Através do Portal do Servidor, no endereço www.servidor.rs.gov.br, é possível acessar o comprovante de rendimentos na coluna Serviços Gerais da página inicial do Portal. Importante enfatizar que é necessário senha para acesso. O servidor que tiver dificuldade no acesso ao comprovante deve contatar a área de Recursos Humanos da secretaria de origem. O contato está disponível aqui.
Fale Conosco no site do Tesouro
Servidores desligados, exonerados ou com pensões alimentícias, especiais e estatutárias (vitalícias), podem solicitar o documento através do site do Tesouro do Estado. Ao abrir a página, basta clicar em Fale Conosco (localizado no canto superior direito). Ao preencher o formulário disponível no tópico Tipo de assunto deve ser escolhida a opção Emissão de documentos e, na opção Assunto, deve ser marcado o item Informe de Rendimentos. Na descrição, solicite o comprovante de rendimentos ano base 2023 e informe o CPF. Também é preciso anexar cópia de documento de identidade com foto e CPF.
0 Comentários