O afastamento de três professoras da Escola Técnica de Educação Profissional gerou grande repercussão entre os pais e alunos da instituição, e que pode acabar resultando no afastamento do atual quadro diretivo da escola. As informações foram apuradas pelo jornal Folha da Cidade na tarde desta quarta-feira.
O fato teve origem na decisão de afastar as professoras Adriana da Fontoura Saraiva, Helenucia Maciel e Luciana Bosque Royes. Diante do acontecimento, que tomou ampla repercussão, uma reunião entre a direção da escola, pais, alunos e presença das professoras afastadas, juntamente com todo o quadro de professores, foi realizada na noite desta terça-feira no CTG Herança Paternal.
O diretor, Eduardo da Rosa Ferreira, explicou a decisão aos presentes, salientando, entre outras coisas, que a medida teve como base questões de gestão dentro da instituição, além de divergências que colocariam toda a questão pedagógica e administrativa em risco. Diante do fato, a decisão pelo afastamento foi tomada.
Ainda segundo o diretor, a questão foi levada à 13ª Coordenadoria Regional da Educação, inclusive com tentativas de conciliação, o que não ocorreu. Ele deixou claro que, por orientação da própria coordenadoria, ele deveria agir dentro da autoridade e com firmeza para controlar eventuais situações contrárias à administração da Escola Técnica. Ele também mencionou o fato de que a carga horária estaria sendo escondida por alguns professores.
A reportagem do Folha recebeu uma nota assinada pelo Conselho de Pais e CPM, que segue na íntegra:
Nota de esclarecimento
“O Conselho Escolar juntamente com o Conselho de Pais e Mestres da Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito, vem por meio desta, esclarecer a comunidade a respeito da reunião ocorrida no CTG Herança Paternal na noite de 12 de março, aonde por decisão tomada pelos presentes (comunidade escolar), realizou-se a votação para a manutenção ou afastamento do Quadro Gestor da Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito. Em que a ampla maioria solicitou o afastamento do atual Quadro Gestor.
As devidas solicitações foram encaminhadas a 13° Coordenadoria de Educação.
Nada mais havendo a tratar, agradecemos cordialmente a atenção.”
A reportagem também entrou em contato com a 13ª CRÊ, que respondeu o que segue:
“Temos consciência sobre o assunto. Estamos tratando internamente a situação. Já recebemos a solicitação do conselho sobre o afastamento do diretor.”
As professoras afastadas salientaram que não vão se manifestar oficialmente, seguindo orientação jurídica.
0 Comentários