O movimento para a unificação dos sistemas do Tudo Fácil Empresas e da RedeSim, até então também utilizada para as solicitações, surgiu a partir de levantamento do DescomplicaRS, projeto liderado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e desenvolvido pela Junta Comercial do RS (JucisRS), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A iniciativa visa simplificar ainda mais os caminhos para o empreendedor.
Nas 44 cidades que já adotaram o fluxo rápido do Tudo Fácil Empresas, os pedidos que se enquadram em uma das 770 atividades consideradas de baixo risco ambiental, de incêndio e sanitário continuam com o prazo para abertura das empresas em até dez minutos e com isenção de taxas de abertura. Nos municípios que ainda não aderiram ao fluxo rápido, o tempo para avaliação dos empreendimentos de baixo risco não foi alterado, devendo os interessados buscarem a Junta Comercial para aprimorar seu sistema. As solicitações que se enquadrarem nas demais categorias (médio e alto risco) a partir de agora serão beneficiadas com entrada única para abertura de empresas estendida a todos os 497 municípios do Estado.
Tudo Fácil Empresas
Até dezembro de 2023, 44 municípios do Rio Grande do Sul já haviam aderido ao fluxo rápido do Tudo Fácil Empresas. Coordenada pelo DescomplicaRS, pela JucisRS e pelo Sebrae-RS, a plataforma tornou o processo de abertura de empresas com atividades de baixo risco gratuito, ágil e sem burocracia, de forma gratuita e on-line. No momento, outros 106 municípios estão em fase de implantação da plataforma.
“Com a nova atualização, a ferramenta irá unir o Fluxo Rápido ao Tradicional, gerando mais facilidades para o empreendedor e fomentando a economia, além de proporcionar emprego e renda”, ressalta a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback.
0 Comentários