Servidores da segurança pública e Judiciário recebem Voto de Louvor



Na manhã de quinta-feira (21) a Câmara de Vereadores de Dom Pedrito homenageou, através de um Voto de Louvor, o Poder Judiciário, Promotoria de Justiça e instituições de segurança pública.

A iniciativa partiu do gabinete do vereador Patrício Antunes (Progressistas), que propôs a moção com o objetivo de registrar positivamente o período de um ano sem registro de homicídios em Dom Pedrito. A ideia foi aprovada por unanimidade dos vereadores.

A entrega dos certificados aos servidores o Judiciário e Promotoria ocorreu no Salão de Júri da 1ª Vara do Fórum local. Já policiais civis e militares foram recepcionados no Salão de Atos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).A cerimônia contou com participação expressiva dos policiais homenageados e autoridades. É importante salientar que os policiais penais que atuam no Presídio Estadual de Dom Pedrito, entretanto, em virtude do surto de Covid-19 que afetou a casa prisional, a homenagem será realizada em outra oportunidade.

O prefeito Mário Augusto destacou em seu pronunciamento que o Executivo soma-se ao esforço das forças de segurança. Ele referiu que o município vive um momento histórico. Lembra que no início do ano de 2020, houve inúmeros registros de assalto, fato que ocorria diariamente. Após esse período, o prefeito relembra que operações históricas foram deflagradas, contribuindo para o avanço no combate a criminalidade, consolidando esse somatório de esforços com a designação do delegado Guilherme Fagundes para atuar como titular da Delegacia de Polícia de Dom Pedrito. "Se a história nos fez a 'Capital da Paz', vocês, com o trabalho que desempenham devolveram para Dom Pedrito esse título", argumento o prefeito.

O vereador Patrício, manifestou que teve a oportunidade de vivenciar o lado da polícia, com suas questões hierárquicas e com as dificuldades enfrentadas no cotidiano. "Como policiais, nem sempre podemos nos manifestar sobre aquilo que estamos pensando naquele momento, por representarmos uma instituição", destacou.

Já no contexto político, o vereador conta que pode ver o outro lado da moeda. Segundo ele, a Decrab, delegacia em que atua desde a implantação, realiza ações em todas as regiões do Estado e pôde notar que não há comunhão entre instituições como em Dom Pedrito. Ele acredita que a união entre Ministério Público, Judiciário, Polícia Civil, Brigada Militar e Susepe. "A proximidade que as polícias têm de chegar no Judiciário e tomar uma decisão que pode virar uma operação policial no dia seguinte faz a diferença. Isso não ocorre em outras regiões", ressalta.

O vereador Junior Rodrigues, presidente do Legislativo, salientou que a proposição do vereador Patrício materializa o sentimento da comunidade de Dom Pedrito. Ele pontua que a contribuição do trabalho dos servidores da segurança pública gerou fatores positivos para a população. "Hoje podemos dizer que Dom Pedrito voltou a ser a Capital da Paz. Como representantes da população, nós vereadores podemos dizer que o trabalho de vocês, servidores da segurança pública é muito importante para nós. esse Voto de Louvor representa a importância fundamental do trabalho realizado pelas instituições de segurança em Dom Pedrito", complementou o presidente.

O comandante do 4° Esquadrão da Brigada Militar, capitão Patrique Rolim, fez uso da palavra e destacou a iniciativa do vereador Patrício em homenagear os servidores da segurança pública. Ele lembra que está há cinco anos como comandante do Esquadrão local e, quando chegou no município, se deparou com um cenário oposto ao atual. "Diante dos índices de criminalidade, havia cobrança da sociedade e dos poderes constituídos. Mesmo assim, não nos abalamos e seguimos atuando. essa proximidades entre as instituições surgiu nesse contexto. Aliado a isso, houve a aproximação com o Judiciário e Promotoria. A palavra integração que marcou o discurso de todos nesta cerimônia abrange todas as instituições", frisou o capitão, reforçando que a Câmara de Vereadores, além do vereador Patrício, conta com vereador Ivo Eguilhor, que é sargento da reserva da Brigada Militar. "Que bom que a segurança pública tem essa importante representatividade em Dom Pedrito", salientou.

O delegado Guilherme Fagundes, que atuou em Dom Pedrito como titular da Delegacia de Polícia por uma ano, encerrou os discursos frisando o momento que o município vive no que se refere a segurança pública. Ele conta que durante o curso na Academia de Polícia, quando escolheu Dom Pedrito, foi informado sobre os índices criminais que o município vivia, entretanto, se ressaltava o trabalho e competência dos órgão de segurança locais. "Ninguém faz nada sozinho. junto comigo vieram novos agentes e cada um foi lotado em local de extrema importância. Além disso, estreitamos relações com Brigada Militar e Judiciário. Mesmo com a minha remoção de Dom Pedrito, não vou esquecer, até porque minha primeira lotação como delegado foi na DP local", finalizou o delegado.



Postar um comentário

0 Comentários