Boletim genômico mostra prevalência de variante brasileira do coronavírus em Dom Pedrito



A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou mais um boletim genômico nesta terça-feira (6), mostrando quais são as principais variantes do coronavírus presentes no Estado. De acordo com os dados, em Dom Pedrito, a variante brasileira P1 é a única detectada no município. A P1 surgiu em dezembro passado na cidade de Manaus, capital do Amazonas, mas só foi identificada como variante em janeiro no Japão, em viajantes que voltaram da região amazônica.

No painel, há informações acumuladas desde o primeiro boletim genômico divulgado pela SES (sete edições até o momento, desde fevereiro deste ano) e amostras coletadas em todas as regiões do Estado desde o início da pandemia (março de 2020). Os dados apresentados serão atualizados semanalmente.

No cumulativo deste o início da pandemia, foi possível encontrar 25 linhagens (variantes) diferentes no Estado. O sequenciamento genético completo é capaz de apresentar mais detalhes e classificar com mais precisão a linhagem de cada amostra. As amostras que apresentam resultados inespecíficos nos testes de RT-PCR e algumas outras escolhidas de forma aleatória são também submetidas ao sequenciamento parcial pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Em paralelo, um conjunto de amostras é mensalmente enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para o sequenciamento genético completo.

Postar um comentário

0 Comentários