Antônio Barreto assume Núcleo de Segurança Pública e Trânsito



O Núcleo de Segurança Pública e trânsito do município, setor ligado à Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos, já tem novo diretor. O cargo principal da pasta estava vazio após breve passagem de Marco Aurélio Jugel Gonçalves, que permaneceu no cargo por pouco tempo e decidiu deixar a pasta por motivos pessoais. Desde então, o prefeito Mário Augusto e seu vice, Diego da Rosa Cruz analisavam quem assumiria a direção do Núcleo.

Vale lembrar que o cargo vinha sendo ocupado, durante o primeiro mandato do prefeito Mário Augusto, por Flávio Augusto Cunha, o "Guto".

Após retornar de férias o chefe do Executivo anunciou o novo diretor, Antônio Barreto, que foi empossado nessa semana e já atua frente à pasta. O novo diretor trabalhou como assessor de Turismo por três anos, durante a gestão Rui Favalli Bastide, no início dos anos 90.

Barreto conversou com o Folha e destacou que pretende "unir" o Núcleo de Trânsito às demais entidades representativas do município. "Já estamos traçando metas e identificando as necessidades e o que se precisa ser feito de forma emergencial com relação a sinalização de trânsito para as pessoas que circulam pela cidade", enfatiza.

Barreto menciona a proximidade do Núcleo de Trânsito com a Secretaria de Obras, que acaba fornecendo mão de obra para as ações executadas pelo Núcleo. "Todas as conquistas do Núcleo de Segurança Pública e Trânsito serão fruto desse trabalho em conjunto, que também será extensivo a todos os órgãos que fazem parte da nossa sociedade: Brigada Militar; Polícia Civil; Câmara de Vereadores; Consepro; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Poder Judiciário, entre outros", destaca o diretor.

Barreto pretende manter um perfil de cooperação e conta com essas entidades para resolver as demandas da população. "Gosto de ouvir as pessoas e trabalhar com elas. Pretendo seguir esse perfil e, se for preciso, irei colocar a "mão na massa", assim como fazia na outra gestão em que trabalhei".

Problemas identificados

Barreto se mostra preocupado com a rua 21 de Abril, isso porque, a via funciona como cartão de visita pra quem chega ao município. "Por esse motivo, identificamos que a 21 de Abril necessita de algumas melhorias (sinalização, pintura de faixas de segurança e placas indicativas sobre comércio e turismo local) e pretendo, dentro das possibilidades, atender essas demandas. Outras cidades da região têm a característica turística, viajantes encontram placas indicativas pelo caminho e precisamos desenvolver isso em Dom Pedrito e aproveitar o potencial produtivo e comercial que temos", argumenta.

Vandalismo

O diretor lamenta o fato de placas de sinalização serem vandalizadas ou quebradas seguidamente. Ele destaca o alto custo de confecção das placas - cerca de R$ 250 cada, além de desgaste com mão de obra para a instalação e, posteriormente, reposição das placas vandalizadas. "É importante destacar o cuidado que cada cidadão deve ter com esse material, porque ele mesmo está pagando por essas placas. Verba pública sai da arrecadação de impostos", pontua.

Trabalho pedagógico

Barreto adianta que pretende desenvolver um trabalho em parceria com a Secretaria de Educação para que, com o auxílio dos professores da rede municipal, seja possível ensinar aos alunos a importância de observar o trânsito e entender o que isso significa na vida das pessoas.

"Dom Pedrito precisa ser visto"

O diretor destaca que pretende, dentro do contexto da aproximação entre os órgão, fazer com que viajantes e usuários da BR 293 saibam o que o município tem para oferecer no turismo, gastronomia, etc. "Essas pessoas não podem passar por Dom Pedrito sem chegar. Temos o desafio de criar algum tipo de atrativo para que esses cidadão que estão passando pelo município tenham a curiosidade de chegar. Precisamos identificar a capacidade de criatividade de cada setor e, em conjunto, por em prática. Isso depende mais de transpiração e esforço do que qualquer outra coisa", finaliza Barreto.

Postar um comentário

0 Comentários