Cerca de 30 mil eleitores pedritenses estão aptos a votar nas eleições municipais

João Filho - Chefe do Cartório Eleitoral

Na semana retrasada, o Folha publicou notícia, em seu site (www.jornalfolhadacidade.com.br) informando que eleitores que não haviam realizado o recadastramento eleitoral estavam impedidos de votar nas eleições municipais. A notícia foi reproduzida pelos principais jornais do país. No entanto, talvez por um equívoco de interpretação, a informação foi corrigida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conversamos com o chefe do Cartório Eleitoral do município, João Filho, que deu mais detalhes.

João explica que em abril, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, que na ocasião ocupava a presidência do TSE, editou uma resolução onde foram suspensos o cancelamento dos títulos, daqueles que não realizaram o recadastramento eleitoral – o que corresponde a mais de cinco mil eleitores pedritenses. Portanto, temporariamente, o cancelamento foi suspenso. “Com isso, esse eleitorado voltou a estar apto a votar nestas eleições”, esclareceu, no entanto, esses eleitores deverão, sim, buscar o Cartório para regularizar sua situação.

A confusão que pode ter ocorrido, quanto as informações prestadas, podem dizer respeito a recadastramentos anteriores. Atualmente, Dom Pedrito tem cerca de 30 mil eleitores.

“Acredito que tenha sido uma má interpretação”, explica, complementando que o recadastramento já vem sendo feito há muitos anos, mas, de qualquer forma, o eleitor pode consultar, no site do Tribunal Regional Eleitoral (http://www.tre-rs.jus.br/ ) a situação de seu título.

Processo eleitoral sendo preparado

João explica que a preparação para o pleito é feita em várias etapas, uma delas foi o teste das urnas, ainda, escolha dos mesários e preparação das sessões.

Quem precisar dos serviços do Cartório deve, primeiro, verificar no site do TRE, se a demanda está disponível para resolução de forma on-line ou, também, entrar em contato com o Cartório local através dos telefones (53) 99991-5102 ou (53) 99972-6010, das 12h às 19h. Também há o app e-título, disponível nas lojas de aplicativos.

Postar um comentário

0 Comentários