Município registra caso de Zika


Secretaria de Saúde comunica que a Vigilância Epidemiológica recebeu nesta quinta-feira, dia 29, mais um resultado positivo para o zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite dengue, chikungunya e febre amarela.

Trata-se de mulher, 37 anos, que reside na área central e chegou ao serviço com suspeita de Covid-19, foi testada para a Covid-19 e para arboviroses.

Dom Pedrito já acumula casos em três bairros distintos e isso é extremamente preocupante.

A Secretaria de Saúde está fazendo o mapeamento da área num raio de 150 metros e tomando as medidas necessárias para a eliminação de possíveis focos, mas sem a colaboração da população não é possível: cada cidadão deve verificar regularmente, mesmo no inverno, em suas casas, qualquer possibilidade de água parada nos pátios, calhas, floreiras ou qualquer objeto que acumule água, por menor que seja.

Zika Vírus

Em alguns casos não tem nenhum sintoma. Em outros, o Zika pode provocar paralisia (síndrome de Guillain-Barré).

Quando presentes, os sintomas são leves e duram menos de uma semana. Eles incluem febre, irritação na pele, dor nas articulações, olhos vermelhos, mal-estar em geral e, em alguns casos diarreia e dor nos olhos.

Não há vacina ou tratamento específico.

Em gestantes, os efeitos podem recair sobre o feto, podendo causar defeitos congênitos subsequentes, entre eles, a microcefalia que já atingiu muitos bebês em locais onde o zika vírus estava presente.

Postar um comentário

0 Comentários