Projeto busca difundir o uso de máscara que auxilia deficientes auditivos


O uso de máscaras, atualmente necessário para todas as pessoas em razão da pandemia pela Covid-19, se tornou um problema para quem tem dificuldade auditiva, pois impossibilita a leitura labial.

Pensando nisso, a fonoaudióloga Simone da Fontoura Prates e a psicóloga Mila Pilecco, ambas profissionais da Prefeitura de Dom Pedrito, lotadas na Secretaria de Saúde, desenvolveram um projeto que visa facilitar a comunicação desse público.

“Os serviços em geral encontram-se despreparados para essa demanda. Se adaptar a realidade dessas pessoas é de extrema necessidade e relevância”, destacam as profissionais.

Num primeiro momento é necessário conscientizar, através da reflexão da população sobre a importância do uso de máscaras que possibilitem a leitura labial das pessoas que apresentam dificuldade auditiva.

Depois dessa conscientização, a expectativa é que os prestadores de serviços, especialmente os essenciais, tenham a disposição máscara adaptada para atender essas pessoas, sempre quando sinalizado por quem precisa.

“Como cidadão, devemos ter consciência do nosso papel no processo de inclusão. Muitas pessoas precisam realizar a leitura labial para tornar o processo comunicativo eficaz”, explica Simone.

Os profissionais da Secretaria de Saúde já estão utilizando as máscaras adaptadas quando necessário (sinalizado pela pessoa que tem problema auditivo) e, ainda como exemplos, o médico Luiz Francisco Brandi que já atendendo pacientes com uso da máscara adaptada e o mercado do João, que também está utilizando quando necessário.

A profissional Leila Padilha, está confeccionando máscaras adaptadas sob encomenda, quem tiver interesse pode entrar em contato pelo telefone (53) 99924-9794.

Postar um comentário

0 Comentários