Comércio vai reabrir: novo decreto estabelecerá regras para funcionamento


O prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves anunciou a reabertura do comércio, após reunião realizada no final da tarde desta quinta-feira. Em entrevista coletiva, o chefe do Executivo salientou que o novo decreto que será publicado vai estabelecer, entre outros termos, regras para reabertura do comércio a partir desta sexta-feira, com o número de pessoas limitado a 50% de sua capacidade. Gonçalves destacou que a decisão foi tomada em conjunto com entidades e instituições locais.

Mário Augusto diz que graças as ações de prevenção tomadas até o momento no município, foi possível adiantar tais medidas de abertura do comércio. "Chegamos em um momento muito confortável para fazermos este avanço, mas se necessário for, voltaremos ao fechamento por um período indeterminado", salientou Gonçalves. Não haverá, disse o prefeito, horário predeterminado para idosos, apenas prioridade nos atendimentos.

O secretário de Governo, Daniel Brum Soares, diz que o novo decreto foi elaborado a partir do pronunciamento do governador Eduardo Leite. Ele destaca que há exigências, com base científica, para justificar a abertura do comércio, assim, foram consultados dados epidemiológicos para embasar o decreto. Esportes coletivos ainda estão vedados. O uso de máscaras será recomendado para quem trafegar na rua e, também, será obrigatório, por parte dos comerciantes e trabalhadores, o uso da máscara, além do uso, por parte dos clientes que ingressarem nos estabelecimentos. Soares destaca que para evitar aglomerações, o horário de funcionamento será mais dilatado em Dom Pedrito, das 8h às 20h - evitando o que ocorreu em Bagé na tarde desta quinta-feira.

Matter Souza, secretário adjunto de Planejamento, destacou o embasamento científico quanto a liberação das práticas esportivas, assim, optou-se pela liberação, no primeiro momento, dos esportes onde não há uma participação coletiva - o futebol, por exemplo, continua vedado.

O secretário de Educação Marco Antônio Rodrigues comentou que as aulas estão suspensas até 30 de abril, conforme decreto Estadual. Ele lembra que a partir de segunda-feira, a merenda escolar será distribuída nas comunidades, com todos os cuidados de higienização necessários, além de orientações buscadas junto aos órgãos sanitários responsáveis.

Fiscalização

Mário Augusto disse que trabalhará para ampliação das equipes de fiscalização, mas cobrou da comunidade compreensão e bom-senso ao momento que o município entrará a partir de agora.

O prefeito também disse acreditar que possa haver mais casos de Covid-19 em Dom Pedrito. "Não vivemos em uma bolha". 

O toque de recolher segue no município.

A secretária do Planejamento, Luciene Moura, pontuou a fundamentação tomada para liberação do comércio e os cuidados sanitários que serão adotados. Os estabelecimentos receberão um termo de responsabilidade, com regramentos e cuidados para manutenção do funcionamento.

Assista na íntegra:






Postar um comentário

0 Comentários