Aedes aegypti é capturado por funcionária dentro de sua sala de trabalho

Bem perto da Prefeitura de Dom Pedrito, próximo ao cruzamento das ruas Bernardino Ângelo e Borges de Medeiros, uma funcionária capturou em sua sala de trabalho o mosquito transmissor da dengue, chykungunia, febre amarela zica. O agente de Saúde, Guiomar Vargas, voltou a publicar um relato em seu perfil no Facebook, informando o caso. 

Mapa elaborado por Guiomar, mostra os focos encontrados até o momento no município, desde fevereiro de 2019. 


Como prevenir?

Segundo o Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.


No momento, só existe uma vacina contra dengue registrada na Anvisa, que esta disponível na rede privada. Ela é usada em 3 doses no intervalo de 1 ano e só deve ser aplicada, segundo o fabricante, a OMS e a ANVISA, em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue.


Esta vacina não está disponível no SUS, mas o Ministério da Saúde acompanha os estudos de outras vacinas.

Postar um comentário

0 Comentários