Apesar da estiagem, abastecimento na cidade ainda não está ameaçado


Apesar do assunto estiagem ter sido esquecido momentaneamente em virtude do Covid-19 - Coronavírus -, a questão segue preocupando, principalmente a zona rural, afetada pela seca. A soja foi largamente atingida - 40% estimava a Emater até semana passada -, além da bacia leiteira e da produção de hortigranjeiros. Já em relação à cidade, o abastecimento ainda é relativamente tranquilo.

Conversou com à reportagem Gilberto Zambonato Raguzzoni, que compõe uma comissão de abastecimento, formada por instituições e entidades locais para atuar durante períodos de estiagem, através de ações estratégicas, e uma delas foi tratar de refazer a elevatória de nível – equivocadamente chamada de barramento – para auxiliar na retenção de água e manter a normalidade do abastecimento na cidade. “De fato, de lá para cá, mesmo com pouca chuva não há problemas registrados, a qualidade da água é boa”, apontou. Há, ainda, uma boa quantidade de água para o abastecimento, no entanto, é recomendado que a população faça o uso racional.

O gestor da unidade local da Corsan, Denis Batista Freitas, aponta que os investimentos em pontos de captação garantem maior segurança no abastecimento, embora problemas pontuais possam ocorrer.

Postar um comentário

0 Comentários