Corona Vírus: Prefeitura emite comunicado

CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA (COE) DOM PEDRITO
COMUNICADO
Temos acompanhado a rápida mudança de cenário relacionado à infecção pelo novo Coronavírus. Na data de hoje, dia 26, foi confirmado laboratorialmente o primeiro caso no país e, como amplamente noticiado, trata-se de pessoa infectada no exterior, mais precisamente na Itália, região da Lombardia.

Também na tarde de hoje, foi divulgado que há mais 20 pessoas com suspeita da infecção no país. Destas, 12 pessoas retornaram de viagem à Itália, duas pessoas viajaram para a Alemanha, duas para a Tailândia, uma para a China, uma para a França, uma teve contato com o paciente confirmado e uma teve contato com um caso suspeito.

Estes casos estão distribuídos em sete Estados: Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Neste momento, temos três situações que devem ser consideradas para avaliar possíveis casos suspeitos:

Situação 1: Febre1 E pelo menos um sinal ou sintoma e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU Situação 2: Febre1 E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório E histórico de contato próximo de caso2 suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU Situação 3: Febre1 E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório E contato próximo de caso2 confirmado de coronavírus (COVID-19) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Os sintomas respiratórios são: tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros.

No Rio Grande do Sul, neste momento, não há casos suspeitos.

A rede pública de Dom Pedrito está atenta e acompanhando as mudanças. Na eventualidade de alguma pessoa se enquadrar em alguma das situações acima, deve procurar atendimento em Unidade de Saúde próxima, com seu médico de confiança ou Pronto Socorro.

Importante salientar que a melhor forma de proteção é o cuidado de lavar freqüentemente as mãos com água e sabão, evitar aglomerações, ambientes fechados e evitar proximidade com possíveis sintomáticos.

Postar um comentário

0 Comentários