Barragem em São Gabriel corre risco de rompimento - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

5 de novembro de 2019

Barragem em São Gabriel corre risco de rompimento

Foto: divulgação/Defesa Civil

As chuvas intensas e frequentes que atingem o Estado nos últimos dias provocaram a erosão avançada do talude de uma barragem em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na zona rural de São Gabriel.

Desde a constatação do risco de rompimento, o governo do RS, através da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), agem para evitar um acidente. Um dreno foi feito, melhorando a estabilidade da estrutura. Duas famílias que vivem próximas à barragem foram emergencialmente retiradas. Agora, a Defesa Civil estuda evacuar a região.

Após a análise de imagens, o Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema atestou o risco de rompimento e confirmou que a barragem não tem outorga para uso de água. O DRH notificou a prefeitura para que tome providências, encaminhando avisos sobre a situação do reservatório. O proprietário da barragem também será notificado, já que é o responsável pela manutenção e segurança da estrutura.

A Defesa Civil municipal prepara um abrigo, caso a comunidade que vive no assentamento precise deixar o local. Também tranquiliza a população que não há risco iminente de que o vazamento chegue à cidade de São Gabriel.

O DRH já conduziu vistorias em barragens na região, incluindo Dom Pedrito e Bagé.

A orientação é que, quando observadas barragens com risco de rompimento, a população comunique a Sema através do e-mail seguranca-barragens@sema.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads