Candiota sedia o acendimento da Centelha Farroupilha Regional


Fotos: divulgação/Departamento de Comunicação

No domingo (1), Dom Pedrito foi um dos municípios que esteve representado na chegada e distribuição da Centelha Farroupilha Regional em Candiota, município que pertence a 18ª Região Tradicionalista (18ª RT) e é detentor da proclamação da República Riograndense por servir de trincheira a Batalha do Seival. A chama crioula que arderá nos centros de tradições gaúchas, escolas e entidades afins, durante a programação da Semana Farroupilha 2019.

Trazida de Tenente Portela pela Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC), foi dividida entre as entidades dos 12 municípios que compõem a 18ª Região Tradicionalista (RT).

A chama foi recebida, no marco da Batalha do Seival, às margens da BR 293. A proposição do acendimento regional da chama foi muito bem aceita tanto pela coordenadoria da 18ª RT, como pelos 12 prefeitos que fazem parte da RT.

Dom Pedrito estava representado no projeto Acendendo a Chama Crioula no Berço da República Rio-Grandense, através do prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto, a diretora de Cultura, Julieta Farinha, a coordenadora da 18ª RT, Paula Oliva Bundt, o presidente do Conselho de Turismo e Diretor de Cultura da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo (CMT), Lucian da Fonseca Ferreira, dos Cavaleiros do Ponche Verde e das Prendas e Peões do Município.

Estavam presentes, autoridades e representantes tradicionalistas das cidades de Aceguá, Dom Pedrito, Hulha Negra, Bagé, Caçapava do Sul, Santa do Livramento, Rosário do Sul, Lavras do Sul, São Gabriel, Santana da Boa Vista e Santa Margarida do Sul.

Além da distribuição da chama, o ponto alto foi à encenação da Batalha do Seival, mobilizando dezenas de cavalarianos em uma recriação da épica batalha que ocorreu no local em 11 de Setembro de 1836, há 183 anos, entre as tropas imperiais, lideradas por João da Silva Tavares, e a força Farroupilha, comandada pelo general Antônio de Souza Netto.

Finalizada a cerimônia, os cavaleiros do Ponche Verde partiram para Dom Pedrito trazendo a centelha, que deve chegar este final de semana a Dom Pedrito e aguardar em acampamento até a sua chegada a cidade para dar início aos festejos farroupilhas de 2019 no dia 14 de setembro.


Postar um comentário

0 Comentários