Região: Polícia Civil deflagra Operação Matilha


Na manhã de terça-feira (20), a Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar e da Secretaria Estadual de Agricultura, através da Força Tarefa das Decrabs, deflagrou mais uma operação contra crimes rurais. Dessa vez a ação foi no município de Pedras Altas.

A equipe da DECRAB/Bagé estava desde o mês de maio investigando um grupo de indivíduos pelos crimes de: abigeato; caça ilegal de animais silvestres; e falta de guarda de cachorros ferozes que atacavam rebanhos de ovinos.

Apenas em 2019, mais de 100 animais ovinos já foram mortos por ataques de matilhas de cachorros em Pedras Altas, fato que gera enorme prejuízo aos produtores rurais. O município também apresenta elevados índices de abigeato.

Diante dos fatos, após quase quatro meses de investigações, o delegado André de Matos Mendes, coordenador da Força Tarefa das DECRABs, representou por mandados de busca e apreensão na residência de 10 indivíduos suspeitos de integrarem o bando.

O pedido foi atendido pelo Poder Judiciário. Um homem foi preso em flagrante; uma propriedade rural inspecionada, três armas de fogo apreendidas; dois proprietários de cães ferozes foram notificados por possuírem, ao todo, 21 cachorros soltos oferecendo risco, cães estes que são apontados como responsáveis pelos ataques. 

Também participaram da operação representantes da REPRASS (Rede de Proteção Ambiental e Animais do Vale do Taquari) e do Sistema FARSUL. Os técnicos confeccionaram laudos e relatórios apontando as condições com que cães estão sendo criados no Assentamento Regina, principal foco das matilhas de cães. O material produzido pelas entidades servirá para embasar ofício ao Ministério Público Estadual, visando outras medidas cabíveis.

Postar um comentário

0 Comentários