Fotos: divulgação/Departamento de Comunicação |
Nesta segunda-feira (24), os professores da rede municipal receberam a primeira formação de como será a utilização do material através da assessora pedagógica, Cristina Cavalcanti e da consultora comercial e pedagógica, Daniele Pasin Tomazini. “A cada quatro lições será realizado um simulado e os resultados devem ser colocados numa plataforma para que a equipe da Editora Moderna faça um diagnóstico. Na próxima vinda os formadores das áreas de português e matemática farão oficinas junto aos professores da rede municipal, trabalhando com mais ênfase nas dificuldades detectadas nos simulados”, enfatizou Cristina.
Segundo a pedagoga, a realidade do ensino brasileiro é que muitas crianças estão chegando ao terceiro ano sem que saibam ler uma frase, muito menos construir uma. “Esse material complementará o que o professor já utiliza e, para ser eficiente, deve ser usado com regularidade. Para as crianças que fazem parte da inclusão, o uso desse material ao longo do tempo promoverá um processo de desenvolvimento de autonomia”, destacou.
Os recursos foram conseguidos graças à iniciativa da administração municipal através da equipe da Secretaria de Educação e Cultura em aderir ao Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Aprova Brasil agora fará parte da rotina dos alunos das escolas da cidade e do campo.
Trata-se de um instrumento que ajudará professores e estudantes, criando condições e caminhos para o ensino. O conhecimento dos alunos pedritenses refletirá no aumento dos índices das avaliações nacionais, a exemplo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O que é Aprova Brasil?
É um projeto de intervenção direcionada, pois trata de forma específica as habilidades e competências avaliadas em exames nacionais (Prova Brasil, Provinha Brasil e ANA), estaduais e municipais.
Os textos e as atividades foram selecionados e elaborados com base na Matriz de Referência do Saeb, e visam, em Língua Portuguesa, ao desenvolvimento da fluência e da competência leitora, ou seja, ler e compreender textos de diversos gêneros; e, em matemática, ao domínio de estratégias de cálculo que levem ao desenvolvimento da competência matemática, ou seja, compreender a linguagem matemática, enunciados e resolver situações-problema encontrada no dia a dia.
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