Estudantes da rede municipal vão receber kits didáticos

Fotos: divulgação/Departamento de Comunicação

Conforme nota do Departamento de Comunicação, alunos do 2º ao 9º ano receberão, nos próximos dias, kits didáticos. Dom Pedrito está entre as 41 cidades gaúchas que conseguiram a verba do Governo Federal, no valor de R$ 234.390,00, com a distribuição de 1.803 kits nas escolas municipais.

Nesta segunda-feira (24), os professores da rede municipal receberam a primeira formação de como será a utilização do material através da assessora pedagógica, Cristina Cavalcanti e da consultora comercial e pedagógica, Daniele Pasin Tomazini. “A cada quatro lições será realizado um simulado e os resultados devem ser colocados numa plataforma para que a equipe da Editora Moderna faça um diagnóstico. Na próxima vinda os formadores das áreas de português e matemática farão oficinas junto aos professores da rede municipal, trabalhando com mais ênfase nas dificuldades detectadas nos simulados”, enfatizou Cristina.

Segundo a pedagoga, a realidade do ensino brasileiro é que muitas crianças estão chegando ao terceiro ano sem que saibam ler uma frase, muito menos construir uma. “Esse material complementará o que o professor já utiliza e, para ser eficiente, deve ser usado com regularidade. Para as crianças que fazem parte da inclusão, o uso desse material ao longo do tempo promoverá um processo de desenvolvimento de autonomia”, destacou.

Os recursos foram conseguidos graças à iniciativa da administração municipal através da equipe da Secretaria de Educação e Cultura em aderir ao Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Aprova Brasil agora fará parte da rotina dos alunos das escolas da cidade e do campo.

Trata-se de um instrumento que ajudará professores e estudantes, criando condições e caminhos para o ensino. O conhecimento dos alunos pedritenses refletirá no aumento dos índices das avaliações nacionais, a exemplo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O que é Aprova Brasil?

É um projeto de intervenção direcionada, pois trata de forma específica as habilidades e competências avaliadas em exames nacionais (Prova Brasil, Provinha Brasil e ANA), estaduais e municipais.

Os textos e as atividades foram selecionados e elaborados com base na Matriz de Referência do Saeb, e visam, em Língua Portuguesa, ao desenvolvimento da fluência e da competência leitora, ou seja, ler e compreender textos de diversos gêneros; e, em matemática, ao domínio de estratégias de cálculo que levem ao desenvolvimento da competência matemática, ou seja, compreender a linguagem matemática, enunciados e resolver situações-problema encontrada no dia a dia.

Postar um comentário

0 Comentários