Criatórios da região são destaque na seletiva à final do Freio de Ouro

Capanegra Tempero Indiano (Foto: Fagner Almeida)
Com grande número de concorrentes, mais uma seletiva ao Freio de Ouro foi disputada neste final de semana. No Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, se classificaram 16 exemplares, oito machos e oito fêmeas, para a grande final da modalidade, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que ocorrerá no primeiro final de semana da Expointer. As informações são do Jornal Folha do Sul. 

Depois de quatro dias de provas, com a colaboração do tempo, que permitiu pista seca aos participantes, a classificatória gaúcha teve vitória nas fêmeas da égua Jaguel Olimpica, da Cabanha Septiembre, de Maldonado, Uruguai, montada pelo ginete Cláudio Fagundes. Já nos machos, o primeiro lugar no pódio ficou com o cavalo Jangadeiro do Nonoai, da Cabanha Santa Luiza, de Nonoai, guiado pelo ginete Guto Freire. A região foi destaque na competição.

Premiados

Em terceiro lugar na categoria Fêmeas, Estampa Domingueira do Beribá, filha de Quinchamalo do Infinito em Kibaiana Tupambaé, dos criadores e expositores Lucel Jussara e Carlos Ernesto Betiollo, da Cabanha Beribá, de Candiota. A fêmea conquistou nota 19,176, com o ginete bageense Lindor Colares Luiz. A cabanha Cala Bassa, de Aceguá, obteve o oitavo lugar na categoria com Erva Santa Cala Bassa, filha de Piraí 1569 do Brazão e Adrenalina Cala Bassa. A égua é de criação e, foi exposta, por Marcelo Rezende Moglia, que também foi o ginete na competição.  Erva Santa Cala Bassa registrou a nota 18,739. Na categoria machos, em sexto lugar, Capanegra Tempero Indiano. O exemplar é filho de Capanegra Jacarta e Capanegra Índia, e alcançou a nota 19,182. O cavalo é do criador e expositor Fernando Dornelles Pons, do estabelecimento Cabanha Capanegra de Dom Pedrito. O ginete foi Eduardo Weber de Quadros.


O presidente da ABCCC, Francisco Fleck, observou a qualidade da classificatória e do trabalho da equipe da entidade na organização. “O clima ajudou, com um fim de semana de sol, o que facilitou a seleção dos animais”, salientou.


A próxima parada do Freio de Ouro ocorre no próximo final de semana em Araranguá (SC), na classificatória que junta os Estados de Santa Catarina e Paraná.

Folha do Sul

Postar um comentário

0 Comentários