Ato contra liquidação da Cotrijuí reúne cerca de 300 pessoas em praça de Ijuí

Fotos: divulgação/Acaisc

Cerca de 300 pessoas, entre agricultores e lideranças sindicais e políticas, reuniram-se na tarde desta sexta-feira (26) na Praça da República, em Ijuí, Noroeste do Rio Grande do Sul, em assembleia com objetivo de impedir a liquidação da cooperativa Cotrijuí.

A entidade teve o presidente destituído e três executivos afastados no início do ano passado, após o Ministério Público realizar uma operação para investigar irregularidades que teriam sido cometidas por integrantes.

Segundo Edson Burmann, um dos organizadores da mobilização, há 16 meses o grupo luta para que os 4 mil associados da instituição não fiquem sem receber e sem uma cooperativa para beneficiar sua produção.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tenente Portela, Ivete Ulrich, a mobilização é "uma luz no fim do túnel" para os agricultores, que mantinham uma relação comercial com a Cotrijuí que passava de geração para geração.

Após a assembleia, uma comissão iria até o Fórum da cidade para protocolar um documento, intercedendo para que o Judiciário não permita a liquidação da cooperativa.

No dia 16 de abril, o Folha publicou reportagem sobre indeferimento, pelo juiz da 1ª Vara Civil de Ijuí, Guilherme Mafassioli, indeferiu o plano de reestruturação apresentado pela Associação dos Credores, Amigos e Interessados no Soerguimento da Cotrijuí (Acaisc). Ele também indeferiu a destituição da administradora judicial. Leia a reportagem aqui

Texto:Lahis Welter/G1 RS

Postar um comentário

0 Comentários