Professoras vão a palestra de Mario Sergio Cortella

Professoras vão a palestra
 de Mario Sergio Cortella

 As professoras municipais Elba Proença e Núbia Vargas Avila participaram de uma palestra com o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella no dia 4 de setembro na cidade de Garibaldi. Com o tema "Qual é a tua obra?" a palestra trouxe um convite para refletir sobre a vida. Confira as impressões das professoras acerca das reflexões expostas pelo pensador: Às vezes, temos a ânsia de sermos algo que não tivemos sequer tempo ou maturidade para desenvolvermos, mas a verdade é que estamos na era dos "tempos velozes".

 Qual é a tua obra? A morte é certa, a vida é curta mas não precisa ser inútil. A vida é muito curta para ser pequena, então temos que nos preocupar para não torná-la pequena tendo uma vida banal, fútil, superficial, inútil, morna.Que vida levo eu? Quando pensamos na vida também pensamos na morte. E aí vem um questionamento: "Quando você deixa de viver? Quando morre mesmo estando vivo, tem gente que desperdiça a vida sendo pequeno que às vezes a única maneira que encontra de ser grande é diminuindo os outros. Tem gente morna no trabalho, na cidade, na família, nos relacionamentos, no casamento, nas amizades, na vida. Pessoas que economizam afeto. E aí , quando você se for, o que vai ficar?"

 O importante não é a chegada ou partida e sim a travessia. Nesse momento vale lembrar que somos importadas para dentro das pessoas pelo que fomos. O carinho, cuidado, a amizade, a alegria, a solidariedade que demonstramos nas nossas atitudes. Assim a gente se torna eterno. Num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, no lugar de, vez ou outra, contentar-se com o possível. Para viver é preciso ter coragem, mudar é complicado, mas acomodar é perecer.

 "À véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar as malas ". Fernando Pessoa. Qual é a tua obra???


Postar um comentário

0 Comentários