Tradicional Leilão em Dom Pedrito há 52 anos comercializando animais Hereford e Braford alcança maturidade em nível genético. Fotos: Lucas Vieira |
Um dos leilões mais tradicionais da primavera gaúcha, o remate anual Guatambu e Caty ocorrerá no dia 12 de outubro, às 16h, retornando a realizar-se em seu local de origem, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Dom Pedrito. De forma inédita 85% da oferta são DECA 1, ou seja, os touros em sua grande maioria fazem parte dos 10% superiores da conexão Delta G, contando com avaliações genômicas que garantem a qualidade superior dos lotes.
Serão ofertados 70 touros Hereford e Braford, com grande potencial genético para produção de terneiros pesados, produção de novilhos precoces e alta resistência ao carrapato, como também touros para serem utilizados em reprodução com novilhas.
O evento terá início às 16h e poderá ser acompanhado presencialmente ou online, pela plataforma Lance Rural. Entre os destaques do leilão, estão três touros de ponta da Guatambu: o Braford Z3162, batizado de “Buenaço da Guatambu”, que possui altíssimos índices, tanto de Desmama quanto Índice final, alta resistência ao carrapato, perímetro escrotal avantajado, ótima musculatura, carcaça e precocidade, entre outras características que o tornam um touro excepcional; o Braford Z3025, que possui índices genéticos impressionantes, sendo Desmama 43,3 e Final 36,8, baixo peso ao nascer, excelentes características de carcaça e alta resistência ao carrapato. Além disso, possui pai e mãe líderes de Sumário; e o Hereford Z1292, TOP 10% superior em Índice Desmama e DECA 1 para ambas avaliações genéticas, boa pigmentação ocular e ótima carcaça.
“Atingimos um nível genético de alto padrão nesta edição, reflexo de 60 anos de seleção técnica pelas características de produção, utilizando recursos mais avançados possíveis com esse objetivo, como por exemplo, seleção por Dep´s genômica, acasalamento dirigido, utilização de inseminação em larga escala com touros somente Pais de elite e provados por Teste de Progenie, alta pressão de seleção tanto nas fêmeas quanto nos machos. Isso tudo com objetivos bem definidos para atingirmos uma pecuária de mais rentabilidade”, afirma Valter Pötter, proprietário da Estância Guatambu.
A Agropecuária Caty trará, entre seus destaques, 3 touros Braford, todos de altíssimo valor genético, ressalta Bernardo Pötter, um dos proprietários da Caty. São os animais Y167, touro de alta resistência a carrapatos, estando entre os 20% melhores para a característica. Também é indicado para novilhas, sendo top 20% para peso ao nascer e facilidade de parto. Muito equilibrado, é top 1% para musculatura e top 10% para área de olho de lombo; o touro Y202, o qual está entre os 6% melhores touros para peso ao nascimento, é indicado para novilhas. Muito compacto e largo, é top 1% para musculatura e top 9% para área de olho de lombo; e o Y157, touro muito equilibrado, que está entre os 20% melhores para todas as características de ganho de peso, escores visuais e carcaça. É top 1% para ganho de peso pós-desmame e top 8% para musculatura.
0 Comentários