Nova diretoria da Associação dos Vinhos da Campanha Gaúcha assume gestão




Os Vinhos da Campanha Gaúcha iniciam um novo capítulo com a posse da nova diretoria, que dará continuidade ao trabalho de regulamentação e normativas da Indicação de Procedência (IP) Campanha Gaúcha. A nova gestão começou suas atividades no dia 14 de junho. 

Rosana Wagner, Diretora Proprietária da Vinícola Cordilheira de Sant’Ana, em Sant’Ana do Livramento, assume como nova presidente. Com 40 anos de experiência na gestão de unidades industriais vitivinícolas e de produção de bebidas destiladas, Rosana traz um vasto conhecimento ao cargo. Ela é engenheira química e advogada, com uma carreira marcada por passagens em grandes empresas multinacionais como National Distillers, Seagram do Brasil e Pernod Ricard.

André Gasperin, Enólogo e Gerente de Produção da Cooperativa Nova Aliança, também de Sant’Ana do Livramento, assume a vice-presidência. Gasperin é formado em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul em Bento Gonçalves, possui mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul e um MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Ele também atuou como Presidente de Júri em diversos concursos de vinhos no Brasil e no exterior.

Mariana Hermann Pötter Vieira assume como Tesoureira. Mariana é Psicóloga e Diretora Administrativa da Vinícola Guatambu há seis anos, com toda sua carreira dedicada ao setor vinícola.

A nova diretoria tem como objetivo dar continuidade ao trabalho da Indicação de Procedência, além de focar em pautas estratégicas como:

Estimular o enoturismo na Campanha Gaúcha: Divulgar as diferentes experiências enoturísticas que as vinícolas oferecem.

Fomentar o desenvolvimento técnico-científico: Firmar parcerias com universidades, Sebrae e outros órgãos públicos.

Aumentar a comercialização dos vinhos: Promover campanhas de marketing em todo o território nacional.

Divulgar a IP Campanha: Mostrar a importância e o reconhecimento da região na produção de vinhos finos.

A Indicação Geográfica (IG) Campanha Gaúcha, aprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em maio de 2020, é a maior para vinhos finos no Brasil. Protocolada em dezembro de 2017, a designação é resultado de mais de cinco anos de pesquisa coordenada pela Embrapa Uva e Vinhos do Rio Grande do Sul. A nova IP serve como garantia de origem e qualidade para o consumidor, assegurando que o vinho expressa as características de tipicidade da Campanha Gaúcha. Para tanto, os produtores devem seguir uma série de normas no cultivo das uvas, colheita e vinificação.

A região da Campanha Gaúcha, situada entre os paralelos 29º e 32º Sul, compartilha latitude com célebres regiões vitivinícolas mundiais, como Argentina, África do Sul, Nova Zelândia e Austrália. É uma zona ensolarada, com temperaturas elevadas e baixo volume de chuvas, condições que favorecem a qualidade das uvas. A Campanha Gaúcha é responsável por 31% dos vinhos finos produzidos no país, com 1.560 hectares de vinhedos.

Até junho de 2024, 327 vinhos da Campanha Gaúcha foram recomendados, somando mais de 9 milhões de litros de vinhos produzidos, refletindo o sucesso e a excelência da produção vinícola da região.

Postar um comentário

0 Comentários