Seminário debate urgência na proteção do Bioma Pampa

 


Nesta segunda-feira (18), os deputados estaduais Jeferson Fernandes (PT), Miguel Rossetto (PT) e Matheus Gomes (PSol) promovem um seminário para debater os usos sustentáveis do Bioma Pampa Gaúcho. O evento acontece às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

 

Segundo os proponentes, o objetivo do Seminário é debater os usos sustentáveis do Bioma Pampa, especialmente em razão de ser este um dos que mais perde área para a monocultura. “Trata-se do bioma que mais perde mata nativa atualmente. São 100 mil hectares/ano para lavouras de soja e de eucalipto”, detalhou Jeferson.

 

Preocupados com esse fato, Jeferson e Rossetto apresentaram o Projeto de Lei 237/2023, que trata da preservação, conservação, proteção, regeneração e uso sustentável do Bioma Pampa. “Hoje, podemos comemorar a queda no desmatamento da Amazônia porque temos ações contundentes e políticas específicas para este bioma. Com essa lei, queremos proteger o Pampa, que representa 68% do território gaúcho. É urgente uma atuação específica também para o Pampa”, frisou Rossetto, lembrando que a preservação e o manejo sustentável desse Bioma favorecem ainda a economia, porque o mundo hoje valoriza produtos com selo verde.

 

Para o Seminário, estão programadas as palestras do pesquisador da Embrapa Clima Temperado e da Rede Sul de Restauração Ecológica, Ernestino Guarino. Ele tratará da conservação dos ecossistemas e da importância da conservação de remanescentes de vegetação natural; também será painelista Vera Collares, representando a Associação pela Grandeza e União de Palmas, Agrupa, que irá discorrer sobre a lida campeira no Pampa, patrimônio imaterial do IPHAN, e sobre atividades de preservação na Bacia do Camaquã.

 

Pelo movimento Coalizão do Pampa, Luiza Chomenko abordará a produção agropecuária e a conservação da biodiversidade, além do Programa RS Biodiversidade. Por fim, o pesquisador em Antropologia, Vagner Barreto, fala sobre o Inventário Nacional de Referências Culturais - Lida Campeira nos Campos Dobrados do Alto Camaquã.

 


Postar um comentário

0 Comentários