Universo Pecuária celebra a presença feminina no agro dentro e fora da porteira



De uns tempos para cá, as coisas têm mudado no cenário do agronegócio brasileiro no que se refere à participação. E com uma boa notícia: as mulheres também passaram a ser protagonistas do setor, com envolvimento crescente no campo e na indústria, gerando um impacto transformador e um grande avanço em equidade de gênero no agro, apesar dos desafios. E é com destaque às mulheres que o Universo Pecuária celebra a força feminina em sua segunda edição, com uma programação especial.

Organizados pela Comissão Feminina do Sindicato Rural de Lavras do Sul, eventos como o Troféu Mulheres que Inspiram, que em 2024 homenageia Beth Lemos e Marjorie Kauffmann, no dia 7; o Mulheres em Ação, que apresenta projetos ligados ao agro e geridos por mulheres, no dia 8; o curso de churrasco para elas, no dia 11; o Agronautas no dia 10 e o grande Remate Mulheragro, no dia 9, mostram a representatividade feminina no agronegócio gaúcho e brasileiro.

Em uma ação inovadora, a comissão feminina também participará do 33º Encorte - Encontro de Raças de Corte - promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dentro do evento, marcado para dia 10 de maio, elas levarão para o UP o Agronautas, um podcast cuja principal proposta é desmistificar o mundo do agronegócio e sua relação com a sociedade, traduzindo a linguagem técnica em um debate informal, descontraído e interativo.

Segundo a presidente da Comissão Feminina do Sindicato Rural, Rossana Boemo Ferreira, o grupo esteve presente na organização do Universo Pecuária desde a primeira edição. “A participação das mulheres no UP 2024 é grande, não somente nos nossos eventos como em outros debates e eixos temáticos da feira. Além disso, estamos em conexão com parceiras como a Cotrisul, em outras atividades como a escolha das soberanas e na tomada de decisões em diversas esteiras do evento”, diz.

Grande atração da feira, o leilão Mulheragro - realizado em parceria com os escritórios de remate de Lavras do Sul - movimentou, na edição passada, R$ 3,56 milhões com a venda de 1.363 animais, todos oriundos de propriedades conduzidas por mulheres. “Para essa segunda edição do UP, a comissão feminina quer mostrar a crescente participação e a visibilidade das mulheres no agronegócio. Ainda precisamos romper estereótipos, quebrar algumas barreiras, mas acho que estamos no caminho, a passos largos, em direção ao sucesso”, comemora Rossana.

Todos os eventos acontecem no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, em Lavras do Sul, de 7 a 11 de maio de 2024. O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Sebrae, Prefeitura Municipal de Lavras do Sul, Cotrisul, Senar e Farsul. O projeto técnico e a coordenação geral são da SIA Brasil - Serviço de Inteligência em Agronegócios. Acompanhe novas atualizações no site www.universopecuaria.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários