Mais um caso de dengue é confirmado em Dom Pedrito


Mais um caso de dengue foi confirmado no município. Desta vez, uma mulher, residente do Promorar, bairro Dr. José Tude de Godoy, acabou contraindo a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. É o terceiro caso notificado desde de julho. São, pelo menos, 37 focos do mosquito contabilizados na Capital da Paz, em todos os bairros.

Profissionais do CEVS em visita a Dom Pedrito

Nesta terça-feira (11), o município recebeu a visita de profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com o objetivo de supervisionar, apoiar e acompanhar as ações que estão sendo realizadas na prevenção e combate ao mosquito.

Na chegada, foi realizada uma reunião com a equipe das vigilâncias Epidemiológica e em Saúde e as gestoras da Saúde em Dom Pedrito, que falaram sobre as ações de combate e prevenção que vem sendo realizadas, como os mutirões de limpeza, recolhimento de lixo eletrônico e visitas dos agentes.

Conforme a responsável pela Vigilância Ambiental da 7ª CRS, Barési Delabary, o objetivo é auxiliar a equipe local realizando um mapeamento dos focos a partir dos casos confirmados, organizando ações para que o trabalho seja eficaz.

É necessário ressaltar, que cada cidadão tem a responsabilidade de cuidar do seu pátio e, em 95% dos casos não necessita nem a aplicação de produto, basta apenas virar o utensílio.

Depois da reunião, foram feitas visitas em residências de pessoas positivas ou suspeitas, no entorno, espaços públicos, na tentativa de identificar locais que possam estar servindo de logradouro para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti.

Até esta quarta-feira (12), a equipe trabalha na orientação de bloqueio de transmissão, verificando os pontos que as pessoas infectadas residem e frequentam, na tentativa de identificar e eliminar esses criadouros, com a aplicação de inseticida.

O inseticida aplicado não tem odor forte, não tem risco de incêndio, além de teor extremamente baixo de impurezas tóxicas.

O trabalho está sendo intensificado para evitar que na época em que o Aedes costuma ter sua circulação intensificada (verão), em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas, a contaminação fique fora do controle.

Medidas simples de de prevenção contra o mosquito:

O Aedes aegypti tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. 

Para evitar a sua proliferação, as medidas principais medidas são:

- Tampar caixas d'água, tonéis e latões;
- Guardar garrafas vazias viradas para baixo;
- Guardar pneus sob abrigos;
- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;
- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
- Manter lixeiras fechadas;
- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Postar um comentário

0 Comentários