Dom Pedrito, Bagé e Rivera iniciam a ligação das redes de água potável em Serrilhada


 A realidade vivida pelas 50 famílias que residem na região da Serrilhada a tempos passam por um impasse. Localizada entre Dom Pedrito, Bagé, e Riveira, o local precisa de uma ligação das redes de água potável.

 As negociações para concretizar o projeto binacional de saneamento básico iniciaram em 2014 e tiveram participação intensa do Núcleo de Fronteira RS, que articulou autoridades do Ministério da Integração. Em abril de 2017, foi assinada uma carta de intenções entre as prefeituras de Dom Pedrito, Bagé e Rivera.

 Já em outubro deste ano, o governo brasileiro recebeu cópia do decreto do presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, autorizando o fornecimento de água para os municípios gaúchos.

 Além do acordo bilateral, o Núcleo de Fronteira também concluiu o Plano de Trabalho para o convênio entre a Secretaria de Obras do Estado, A prefeitura de Dom Pedrito auxiliará na reconstrução das estradas e a prefeitura de Bagé a construção de poços artesianos.

 O acordo foi fechado na sede da prefeitura de Bagé, durante reunião com representantes das duas prefeituras, da intendência de Rivera, do consulado do Uruguai

O núcleo

 O Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira tem com a finalidade propor medidas e coordenar ações do governo na região, para promover o desenvolvimento econômico e social.

A força da nossa região

 Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, na Região da Fronteira estão 197 municípios gaúchos e mais de 3,1 milhões de habitantes, quase um terço da população do estado. São mais de 163 mil quilômetros quadrados de área, o que representa cerca de 62% do território do Rio Grande do Sul.

Postar um comentário

0 Comentários