Iniciaram as Obras de Saneamento do Sanga das Piugas


 Como já noticiamos no começo do mês passado, a obra de saneamento da Sanga das Piugas teve sua mobilização iniciada no dia 15 de março.  Na Rua Júlio de Castilhos, na altura da sanga, operários começaram a montar o que eles chamam de "mobilização de obra", e que fazia parte da primeira etapa desta mobilização.

 Na terça-feira passada (22), portanto,  começou outra etapa, que contempla a abertura de valas para a instalação de tubos para a coleta do esgoto, entre outras atividades que estão dentro do cronograma de trabalhos, como a que mostramos nas imagens seguintes.

 No referido dia, o jornalismo do Folha esteve no local onde os trabalhos foram iniciados, e conversou com o gerente local da Corsan, Giosepe Maino Bica - o Pepy, que nos explicou de que se tratava aquela movimentação.

 Naquele ponto em específico, Rua Conte de Porto Alegre, perto da Rua General Carneiro, começaram, então, as escavações para a construção de um PV - Posto de Visita, com aproximadamente 7m de profundidade (algo como uma enorme boca de lobo), e que servirá para receber toda a carga de esgoto da nova tubulação que será, ainda, construída, e que por sua vez, trará o esgoto que hoje é despejado in natura na Sanga das Piugas.

 Pepy ressaltou que, nas próximas semanas, a Corsan deverá iniciar, também, um trabalho sócioambiental junto as pessoas que moram em frente as ruas onde a obra deverá acontecer, visto que são escavações bastante profundas, então, o diálogo com os moradores afetados faz parte das atividades que a obra contempla, principalmente no que diz respeito à segurança.

 Os trabalhos deverão se estender por 18 meses e depois de concluída a ampliação da rede de esgoto tratado na cidade, ela passará dos atuais 15% em toda área urbana para um número perto de 35% de esgoto tratado, número ainda baixo, mas que representa um avanço, sem dúvida.




Postar um comentário

0 Comentários