26 de maio de 2018 - Dia marcado por carreata e pelotão de caminhoneiros

Comandande do pelotão de caminhoneiros passa,
simbolicamente, o comando da tropa à oficial do Exército

 O dia 26 de maio de 2018 entrou, definitivamente, para a história de Dom Pedrito. Acompanhando o movimento nacional em que os caminhoneiros de todo o país bloqueiam estradas, protestando contra a atual política de preços dos combustíveis, os manifestantes locais, que ontem (26), completavam o sexto dia de greve, fizeram uma carreata pelas ruas da cidade. Partindo do ponto de concentração localizado no trevo da Cotrijui, os caminhoneiros entraram pela Rua Sete de Setembro e fizeram um longo percurso, passando por vários bairros, e a medida que avançavam, mais veículos se somavam a esta que pode ser considerada a maior carreata já registrada em Dom Pedrito, tanto que o número de veículos pode ser contados às centenas. Por onde passava, aglomeração de pessoas em sinal de aprovação ao manifesto, alguns exibindo faixas e cartazes em apoio à categoria. 

 A carreata aconteceu dois dias após o presidente Michel Temer anunciar um acordo com alguns representantes da categoria, algo que a maioria dos manifestantes não reconheceu como válido. O anúncio de que forças federais seriam usadas para desobstruir estradas e rodovias não intimidou a classe, que continuou, na maioria dos Estados, estacionada em pontos estratégicos, como acessos e entradas de refinarias.

 Mas o ponto alto foi quando o grupo se dirigiu, pela Rua Andrade Neves, até a 3ª Cia E Cmb Mec, unidade militar do Exército Brasileiro na cidade. Os veículos tomaram os dois lados da via, enquanto dezenas de populares assistiam o ato. Um “pelotão de caminhoneiros” se organizou e em forma, inclusive com comandos de ordem unida dados por um comandante improvisado, foram vistos em frente à organização militar. Em um arroubo de patriotismo e indignação frente ao cenário político brasileiro, foi entoado o Hino Nacional. Ato contínuo, o comandante do “pelotão de caminhoneiros”, num ato simbólico, passou o comando da “tropa” a um oficial do Exército que, junto de outros militares, assistia o ato em frente ao portão das armas.

 Para hoje (27), o sétimo dia de protestos, portanto, outro movimento está agendado, com concentração na Rua 21 de abril, na altura do Monumento à Paz Farroupilha. O evento criado no face book diz: “Leve sua bandeira, pinte seu rosto, leve os amigos, vamos entrar em campo pra pedir um Brasil melhor. Vamos nos juntar aos caminhoneiros que estão lutando há dias pelo Brasil, passando fome, sede, e frio! Neste domingo às 15h, no monumento farroupilha na 21 de abril”.

Postar um comentário

0 Comentários