Querência Gaúcha

Domingo, 21 de abril de 2018.

  Abrindo a porteira
 Hoje volto a comentar a respeito da mineração de fosfato que está se instalando em Três Estradas, município de Lavras do Sul. Por  informações, a firma que irá explorar o fosfato naquela localidade iniciará suas atividades a partir de 2020. O povo Lavrense está muito eufórico com esta nova indústria, que segundo eles, vai gerar muitos empregos, e uma ótima arrecadação de impostos. Até ai tudo bem, mas eu pergunto, será que o sr. prefeito Sávio já visitou aquela localidade, conversou com os moradores para saber sua opinião a respeito da exploração a céu aberto da mina de fosfato? Me surgiram estas dúvidas porque um internauta Lavrense está fazendo uma enquete com o titulo: você é favor da exploração de fosfato nas Três Estradas, Sim ou Não? Acho que este tipo de enquete está totalmente errada, porque para responder sim ou não é preciso ter argumentos e dizer o motivo que o levou a dar uma resposta, se é sim, porquê? E se é não, o motivo da negação! Do meu ponto de vista, sou contrário, e porque: Primeiro lugar, para a mineradora explorar o fosfato terá que comprar ou desapropriar terras; segundo, será que pagará preço de mercado? E os moradores e produtores daquela localidade conseguirão comprar campos em outra localidade com o valor recebido? Encontrarão campos de boa qualidade com aguadas permanentes? Conseguirão construir casas e galpões com o dinheiro recebido? Como a lavra será a céu aberto, a poluição não atingirá o nosso Rio Táquarembo? E a Sanga da Mina e o Jaguarizinho, não serão contaminados? Tenho minhas dúvidas e sérias. A poluição que atingirá esta região também afetará Dom Pedrito, pois segundo alguns produtores rurais, as mineradoras estão fazendo pesquisas de campo aqui em nosso município,e ai quem nos salva? Quanto a empregos creio que muito poucos, pois geralmente estas empresas trazem gente especializada de outras regiões. Outra comparação que faço é a respeito das plantações de eucaliptos. Qual retorno deixam aos municípios? No preparo das terras vem gente de fora com o maquinário; para plantar, vem gente de fora; para aramar as áreas também vem gente de fora; e para colher ou cortar, como queiram, é gente de outra região. Aqui por Dom Pedrito tem muita plantação de eucalipto, inclusive em algumas regiões já estão cortando. Você viu alguém daqui trabalhando nestas florestas? É sábido que não. Não sei a respeito da geração de impostos das plantações de eucaliptos, e tampouco das mineradoras, mas já ouvi falar que nestas últimas o imposto sob mineração é baixíssimo, e o retorno aos municípios é muito pequeno. Estamos aí para ver se estes investimentos trarão progresso aos munícipes da região.


Aos pecuaristas

 Vou lembrando aos amigos pecuaristas que logo mais a tarde acontece a 5ª Edição do REMATE ALIANZA DEL PASTIZAL, no Sindicato Rural de Lavras do Sul. Remate este que acontece anualmente, onde o gado apresentado é de propriedades que conservam seus campos nativos, e são filiadas a Alianza del Pastizal. De Dom Pedrito serão apresentadas 150 vacas e vaquilhonas, que estarão desfilando na Pista de Remates. Pelas fotos que vi, são animais de alta qualidade, e que por certo serão disputadíssimas, alcançando altos preços. Amigo pecuarista, vai lá e participa deste grande remate. Vendas com a Clínica Veterinária e Abascal Remates.


35° Baile da Saudade

 Vem aí, dia 5 de maio, o 35º BAILE DA SAUDADE, tradicional Baile do Café com Bolo Frito. Segundo o patrão Jairo, a procura de mesas tem sido grande. Portanto amigo, vai lá no Rodeio e compra tua mesa para desfrutar desta noite inesquecível do café com bolo frito. TE ESPERAMOS.

Postar um comentário

0 Comentários