Literatura e os escritores pedritenses

Literatura e os escritores pedritenses

 Depois de tantos escritos publicados nestas páginas, trazemos por sugestão de nossa ilustre colaborador Adilson Nunes de Oliveira, um pequeno apanhado sobre a literatura pedritense, notadamente sobre alguns escritores da Capital da Paz. Para tanto, nos socorremos também de imagens e obras que pertencem ao acervo do Museu Paulo Firpo. Como não poderia ser diferente, os livros que lançamos mão para a elaboração desta matéria são de autoria de Adilson, um dos grande nomes da literatura pedritense que, pela sua condição de historiador, professor universitário e museólogo, foi a pessoa mais apta a realizar este tipo de trabalho. Confira, então, o pequeno extrato que reproduzimos a seguir:

Serafim dos Santos Souza
 Toda a panorâmica da literatura em Dom Pedrito, ao menos quanto a obras avulsas publicadas, tem que partir de Serafim dos Santos Souza - o primeiro poeta pedritense. Condoreiro ( estilo hiperbólico), como Castro Alves, Tobias Barreto ou Vitorino Palhares, utiliza técnicas eminentemente românticas, cheias de elisões, estrofes de três versos ou sextilhas de decassílabos rimados, dois a dois, com um hexasílabo de permeio. Caracteriza-se, assim, seu primeiro livro "Relâmpagos", publicado em 1879, prenhe de recondilhas maiores e quadras populares, com rimas nos versos pares. Como o espaço de que dispomos não comporta as informações contidas em um livro, recomendamos que seja consultada a obra "Literatura em Dom Pedrito", de Adilson Nunes de Oliveira, disponível no acervo do Museu Paulo Firpo.

 Na impossibilidade de discorrer mais sobre suas obras, iremos aqui neste espaço,  publicar a cada semana, dois ou três autores por vez e assim um pouco mais sobre suas obras. Confira:


Amabile Abatti (Ir. Ana), Paraí - RS, 5 de novembro de 1935. Professora da Escola Nossa Senhora do Horto.  Livro "Nos Caminhos do Horto"

José Filandro Alves. Dom Pedrito, 4 de dezembro de 1946. Repentista, declamador, cantor e animador de programa radiofônico.  Tem disco gravado. Usa o pseudônimo de Índio Vago da Fronteira. Livro "Índio Vago da Fronteira"


Postar um comentário

0 Comentários