Querência Gaúcha

Domingo, 24 de fevereiro de 2018.

  Abrindo a porteira
 Há muitos anos atrás participei de uma reunião no salão nobre da prefeitura, após o término da Semana Farroupilha, convocada pelo  prefeito municipal da época, Quintiliano Vieira, cujo tema era construção do Memorial da Paz, no Obelisco do Ponche Verde. Participaram desta reunião diversas autoridades e pessoas ligadas ao tradicionalismo pedritense, discutiram-se diversos assuntos a respeito do Obelisco, inclusive foram escolhidos os integrantes da comissão para elaboração do projeto do memorial. Excelente a ideia, dali saímos entusiasmados, afinal, seria construído um memorial no Parque Farroupilha, coisa que daria vida àquela região, possibilitando que o nosso Obelisco da Paz pudesse ser conhecido por tradicionalistas e pessoas de todo o Estado, gerando turismo para Dom Pedrito. Foi só o entusiasmo, o dito memorial da Paz nunca saiu do papel, aliás, nem no papel esteve porque não foi feito o esboço do tal projeto. Esta semana, escutando o programa do Silvio Bermann, ouvi o Jairo Madruga comentar a respeito de um projeto feito em Livramento pelo patrão Rui Rodrigues, onde existia uma verba para tal, mas faltou interesse político de nossos governantes e vereadores da região, e o tal projeto foi realizado na região da Serra. Dom Pedrito, que foi palco de batalhas na Revolução Farroupilha, e também em nosso território foi proclamada a paz, nas terras de Ponche Verde, onde os farrapos liderados pelo grande general farrapo Davi Canabarro, aceitaram os termos de Paz enviados pelo general Duque de Caxias no dia 28 de fevereiro de 1845. Após a aceitação dos termos de paz, foi enviado um emissário ao encontro do Duque de Caxias, que se encontrava acantonado à margem direita do Rio Santa Maria, nos campos de Alexandre Simões, onde declarou pacificado o Rio Grande. Neste fim de semana, uma comitiva liderada pela Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo, acompanhada por tradicionalistas e autoridades militares, estarão lá no Obelisco do Ponche Verde desenvolvendo intensa programação campeira  e cultural. Infelizmente, mais uma vez não tive acesso à programação da Semana da Paz. Desejo pleno sucesso à Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo, e que a mesma consiga realizar seus intentos. Um bom trabalho ao Mancilha e ao Luiz Carlos, responsáveis por esta entidade. Outro detalhe, há muitos anos critico o Executivo e Legislativo de nossa cidade que disponibilizam verbas para o carnaval, e não investem um centavo na Semana Farroupilha e Semana da Paz, nesta última quando muito, prestam alguns serviços de recuperação do parque.


Rádio Upacaraí

 A Rádio Upacarai, que este ano completará 56 anos de boas programações, desde sua fundação, vem primando pelo ouvinte e seus clientes. Lembro de quando sua fundação, a Upacarai contava em seus quadros de locutores renomados com uma programação diversificada, atingindo todas as classes. Inclusive, suas ondas atingiam boa parte do Rio Grande, isto granjeava publicidades de diversos locais. Naquela época não tínhamos a internet que hoje está no mundo inteiro, mas a garra de sua equipe fazia com que suas ondas atingissem a locais inimagináveis. Sua equipe de trabalho composta por João Roberto, Carlos Reinaldo, diretores, Jorge Arthur, Renato Chiaradia, Cesar Dauvel, Junior Rodrigues, Paulinho, Amilcar, Robes Santos, Ivanoi, Vogel, Silvio Bermann, Glênio Coelho, Valter Castilhos, fazem o dia-a-dia de nossa comunidade ficar mais atualizado. De vez em quando dou uma ligada para o Xiru Junior,para ouvir suas músicas e bater uma charla com este Índio Velho mais comprido que minha esperança de acertar alguma loteria. Mas, pessoal, este ano a Rádio Upacarai estará inovando em sua programação de aniversário, e para isto, em breve estarei informando o local e o tipo de festança. E sabe como é festa da Upacarai, é como o Baile dos Anastácios, são trinta dias, tchê.....Aguarde.

Rodeio da Fronteira

 O Rodeio esta em preparativos para o grande Jantar Dançante que estará realizando no próximo dez de março (10).TE PREPARA, VIVENTE!

Postar um comentário

0 Comentários