Ferragem Folgearini - 55 anos de atividade ininterrupta

Ferragem Folgearini -
55 anos de atividade ininterrupta

 Na quinta-feira passada (23), a loja mais antiga no ramo de ferragem em Dom Pedrito completou 55 anos de existência. Sim, existem outros comércios, também bastante antigos na cidade, mas somente a loja de Valdir José Folgearini pode ostentar o título de ter começado e estar até os dias de hoje no mesmo ramo de negócio.

 Descendente de italianos, Valdir nos contou como foram os primeiros tempos de sua caminhada aqui na terra do Ponche Verde, que para a surpresa de muitos, iniciou em outra área - a agricultura. Ele, como tantos na mesma época, veio de Caçapava para Dom Pedrito para desbravar nossas terras férteis com a plantação de arroz. Depois de alguns anos de safra ruim, uma chuva de granizo pôs fim ao seu período de agricultor.

 Na época, já era casado com Ana Carolina Royes Folgearini, sobrinha de outro grande comerciante da cidade - Bacará. Seu sogro, que há tempos insistia para que ele se tornasse um comerciante, depois do prejuízo na lavoura, falou: "Viu só, se tu tivesse um comércio, isso não tinha acontecido". Foi o que bastou para convencê-lo. "Eu disse para meu sogro - eu vou quebrar por falta de clientes, mas eu não vou fiar para ninguém", e assim o fez por mais de meio século, demonstrando o seu estilo de trabalhar onde orgulha-se de dizer que até hoje, ninguém deve um real para ele.

 A partir daí, com algumas economias de sua esposa, Valdir começou com o comércio que naquela época funcionava nos moldes de um "bolicho de campanha", que ficava, inicialmente, na outra esquina, perto do campo do Cruzeiro.

 Além da ferragem que o consagrou, vendia gêneros alimentícios, fumo solto e em corda, e tudo o mais que se precisasse, tanto é, que os próprios clientes assim falavam: "Eu gosto de vir aqui, porque aqui é que nem bolicho de campanha - tem de tudo". Valdir ainda contou: "Há 55 anos atrás, tudo era diferente, não havia nada empacotado, tudo era vendido solto (a granel), e embrulhado em papeis. Tive sorte, pois comecei a trabalhar com muita seriedade".

 Quando a esposa faleceu, há pouco mais de três anos, a única filha que mora em Pelotas queria que ele fechasse o estabelecimento, mas ele preferiu seguir com a loja, que se tornou parte de sua vida. Atrás do balcão, o que chama a atenção é o ambiente em que ele, há décadas, passa o dia inteiro: a escrivaninha, o aquecedor, as duas poltronas sobre o tapete e a televisão na prateleira, cenário que marcou sua vida e de milhares de clientes.
  
 Foi assim que a Ferragem Folgearini tornou-se também parte da história da Dom Pedrito. Valdir nos revelou que não pretende abandonar a lida, e sentenciou: "Quero morrer trabalhando".

Parabéns, Ferragem Folgearini, pelos 55 anos de existência!
Parabéns, seu Valdir!

Postar um comentário

0 Comentários