Corsan confirma: cidade corre risco de desabastecimento


Primeiro recalque - "Posto de Bombas"

 A desconfiança de que algo "não cheirava bem" no abastecimento de água na cidade, e que vem sendo observado há algum tempo, se confirmou na semana que passou. Pessoas de diversas partes da cidade reclamavam de falta de pressão nas torneiras de suas casas. A esse respeito, o Folha da Cidade entrou em contato com a Corsan, mas não teve retorno algum.

 Na quinta-feira, nossa equipe foi até o primeiro recalque - o conhecido posto de bombas - e o cenário é alarmante.

 No local, nenhuma atividade que denunciasse que ali estivesse funcionando algum motor bombeando água, muito pelo contrário, o que se encontrou foi um lugar que aparentemente não vem sendo utilizado há muito tempo. Cabos de energia elétrica foram furtados, não se sabe quando.

 A pergunta que se impõe é a seguinte: a Corsan vai deixar faltar água em Dom Pedrito novamente? A Corsan vai ressarcir os consumidores que tiverem prejuízos com a falta de água? A resposta, infelizmente, parece óbvia. A companhia, que recolhe milhões a cada ano em nossa cidade, não está investindo o que deveria para garantir um serviço de qualidade para a população. Com a aproximação dos meses mais quentes do ano, e o consumo aumentando, é muito provável que os consumidores de algumas localidades fiquem prejudicados com a queda na pressão da água em suas casas ou mesmo a falta dela. Em junho deste  ano, um rompimento na tubulação que traz água da Barragem da Serrinha deixou a população mais de 24h sem água, justamente porque naquela época, a cidade estava sendo abastecida somente pela barragem. Quando questionados, os dirigentes da companhia justificam as interrupções com argumentos técnicos, que não satisfazem, nem a população, nem a prefeitura, com quem ela tem um contrato, que ao que parece, não vem sendo cumprido.
 
Cabos de energia elétrica foram furtados
 Nossa reportagem entrou em contato com a direção da Corsan para saber o que a companhia está fazendo a respeito. Inicialmente, foi confirmada a informação de que a cidade, neste momento,  está sendo abastecida somente pela Barragem da Serrinha com uma vazão de 90l/s. Foi confirmado, igualmente que o primeiro recalque, vem sofrendo seguidamente com a ação de vândalos.

 Neste momento a bomba está com o motor em curto circuito, devido à ação de vândalos, que cortaram o isolamento da fiação. Segundo Augusto Rodrigues, da superintendência da Corsan, está prevista para começar nesta segunda-feira (27), a construção de uma guarita para vigilância 24h no local, o que obviamente, nossa reportagem irá conferir.

Barragem da Serrinha não tará
 conta de abastecer a cidade
 Com relação ao retorno do funcionamento do posto de bombas, a direção informou que irá instalar de forma provisória dois equipamentos flutuantes (Grupos motor e bomba) no início de dezembro, até que uma nova estrutura completa seja construída no local, o que não nos foi revelado para quando seria este projeto. Foi confirmado também que existe a possibilidade de haver desabastecimento utilizando somente a água da barragem, se ocorrer uma sequência de muitos dias com temperaturas elevadas, mas que se trabalharem mais horas na estação de tratamento, esta possibilidade pode ser minimizada.
As explicações para o não funcionamento se repetem a todo momento: é o furto de cabos, é a inundação que danifica equipamentos elétricos, etc.

 Ora, este problema não é dos consumidores, que, aliás, pagam caro para ter um serviço muitas vezes questionável. Este problema é da Corsan, que durante anos não fez os investimentos necessários para que este tipo de ocorrência fosse superada. Sigamos acompanhando e exigindo que as adequações anunciadas, sejam efetivamente cumpridas.

Postar um comentário

0 Comentários