Já prestou atenção nos vitrais da igreja matriz?

A Virgem Maria, Anunciação do Anjo Gabriel à Maria e Jesus, Maria e José.

 O vitral (do francês vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos ou pinturas sobre o vidro que, geralmente, representam cenas ou personagens.

 É um dos elementos arquitetônicos característicos do estilo gótico. O vitral originou-se no Oriente por volta dos séculos X e XI.

 Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, como a nossa Igreja Matriz, por exemplo, uma vez que o efeito da luz do sol que, por eles, penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas.

Nascimento de Jesus
 Dom Pedrito pode se orgulhar de possuí-los também. Acontece que muitas vezes, por se estar acostumado com eles, talvez, não se apercebe que logo ao lado pode estar uma dessas belezas urbanas. A imagem aí mostra um dos vários vitrais existentes na Igreja Matriz. Dependendo da luz que incide sobre eles, sua beleza toma outras nuances.

 Os vitrais são feitos para serem vistos e admirados sempre de dentro dos recintos onde eles estão instalados.  Os que adornam a Igreja Matriz foram feitos pelos austríacos Max Dobmaier e Gerhard Karl e foram instalados em 1937 depois da ampliação da igreja.

 Os vitrais que adornavam a igreja original foram para a igreja de São Domingos, nas Três Vendas.

 Da próxima vez que visitar a Igreja Matriz, preste mais atenção nessas verdadeiras obras de arte.




Postar um comentário

0 Comentários