ONG Amigo Bicho x Canil Municipal

ONG Amigo Bicho x Canil Municipal

 A questão do bem estar dos animais tem ganhado notoriedade nos últimos anos, especialmente depois da criação da ONG Amigo Bicho no ano de 2012. São na maioria jovens que se dedicam a esta causa que, embora tenham seu amparo na legislação, falha no seu cumprimento, talvez por se tratarem de "simples animais", como alguns referem, mas a causa vai muito além do bem estar desses seres, é um problema cultural, social e de saúde pública que afeta a todos, queiramos ou não. 

O Centro de castração de cães

 No começo do mês de fevereiro a ONG recebeu uma boa notícia. A atual gestão disponibilizaria um local onde seria instalado um Centro de Castrações ou Centro de Bem Estar Animal, para que ali fossem realizados procedimentos como o de castração, por exemplo. Na época, o local estava ocupado por uma família, o que entravava momentaneamente o processo, até que estas pessoas fossem realocadas em outro local. 

Anne Fagundes
 Nesta semana, conversamos com Anne Fagundes, uma das integrantes da ONG Amigo Bicho, que nos relatou que as negociações avançaram um pouco, pois reuniram-se recentemente com  prefeito Mario Augusto. Ela relatou que as atividades foram suspensas devido justamente à falta do local apropriado, mas seguem recebendo ligações de pessoas que fazem denúncias de maus tratos. Outras, infelizmente, abusam da boa vontade tentando apenas se livrar daquilo que eles consideram um problema (leia-se ninhadas de cadelas ou gatas, por exemplo). Tão logo a casa esteja disponível, o processo de adaptação e reforma terá que ser custeado com recursos da própria ONG, visto que a prefeitura, este ano, está com a cinta apertada no último furo. Uma outra questão a se considerar, é que a ONG não se dedica à proteção apenas de cães, como muitos acreditam, mas de todos os animais. Deste modo, denúncias de maus tratos a cavalos, por exemplo, são bastante comuns.

O canil municipal

 Quanto ao Canil Municipal, além de não resolver em nada o problema dos cães soltos nas ruas, visto que não comporta todos eles, perde totalmente a função no sentido de que na atual conjuntura, resume-se a um simples depósito, e que por mais bem alimentados que sejam os animais que lá estão, ali eles foram colocados para morrer, literalmente, visto que, não existe nenhuma atividade recreativa e o único contato com humanos que eles terão, desde o momento que são encarcerados, será com o servidor que faz a limpeza do local e lhes dá água e comida, ou seja, o bem estar deles está muito abaixo de quando eles moravam nas ruas.  Por este motivo, uma das prioridades da ONG Amigo Bixo é extinguir com o canil, tão logo seja possível, visto que, no formato em que ele está hoje, não pode continuar.

Postar um comentário

0 Comentários