Um autêntico gaúcho - Jesus Walter de Mello Castilhos


 Quem não conhece o sr. Jesus Walter de Mello Castilhos? O "lendário" apresentador do programa Amargueando, que vai ao ar todas as noites pela rádio Upacaraí. Walter Castilhos, como é conhecido nos recebeu em seu humilde rancho, como ele mesmo o denomina. Nossa conversa foi na cinzenta manhã de terça-feira (23), num dos ambientes da casa repleto do que ele qualifica como um "acervo gauchesco". 


 São objetos antigos, moedas, cordas, utensílios de há muito perdidos na noite dos tempos. Entre um mate e outro, ele foi nos falando um pouco de sua vida, de seus costumes, de seus gostos, que são muito simples, essencialmente gaúchos, tradicionalistas, por assim dizer. De início ele já foi dizendo que não gosta desse "negócio de nativismo, bombacha apertada e outros modernismos", não em tom de condenação, mas dando a ele mesmo o direito de cultuar a verdadeira tradição. "Sou do tempo do Pedro Raimundo, Gildo de Freitas, Teixeirinha", falou Castilhos. 


 Walter é pedritense, gremista e foi padeiro, quando aos 16 anos trabalhava na antiga padaria Centenário, nas proximidades do que hoje é a farmácia Panvel. Já foi casado, mas hoje divide seu tempo entre o namoro de uma china, a apresentação de seu tradicional programa e como ele nos referiu: "Quando não estou na rádio, fico costeando o rancho, recebendo os amigos e beijinhos de alguma china mimosa". Já animou muitos rodeios, entre eles, onde esteve por mais de 10 edições, é um que ocorria na Vila Indarte, com bailes e outras atividades que duravam mais de três dias. Declamador por natureza, possui várias premiações por sua atuação inigualável. Sempre pilchado, em casa ou no trabalho, Walter é assim, um homem simples, feliz por fazer o que gosta. "Sou assim, esse humilde peão do Rio Grande, não desejo mal, não invejo a ninguém", finalizou Walter.


Uma das marcas desse poeta são os ditos gauchescos ou adágios campeiros, dos quais reproduzimos alguns a seguir:
     
- Mais suado do que cueca de carteiro
- Mais forte do que canha de barril
- Mais branco do que bicho de queijo
- À toa como passeio de cobra
- Caminhador como cusco de cigano
- Mais beijado que anel de bispo
- Mais gasto que sabão em mão de louco

Declamador por excelência, também reproduzimos alguns trechos de poesias que fomos brindados por ocasião de nossa visita.

Trecho da poesia " Medicina Campeira" de Jaime Caetano Braun

Eu não levo nos arquivos arrogância curandeira
Nem ânsia de saber tudo
É apenas simples estudo da medicina campeira
O pau ferro é bom para o sangue, e para o estômago a marcela
E se quer um sentinela para cuidar do coração
Tome no mate o jervão e a mamica de cadela

CURIOSIDADES

 Walter Castilhos não é um homem comum. Seus costumes, de uma autenticidade invejável, possibilita que, além de ser um gaúcho por excelência, acabe por possuir objetos que são dignos de um museu. Entre as muitas peças que possui, destacam-se moedas centenárias, pontas do que seriam flechas ou lanças encontradas nos campos do município e até uma peça que pode ser o "babyliss" de antigamente, onde as prendas  podiam cachear seus cabelos.

Postar um comentário

0 Comentários