Terceira Enchente do ano desabriga famílias


 As fortes chuvas registradas no município no fim de semana passado, fizeram com que o nível do rio Santa Maria se elevasse rapidamente, surpreendendo os moradores ribeirinhos. Embora as precipitações na zona urbana não tenham sido tão altas assim, algo em torno de 150 mm, talvez o curto espaço de tempo em que ocorreu, tenha feito com que o rio transbordasse assim tão rápido. Outro fator a ser considerado é o volume de chuvas no interior do município, que foi consideravelmente superior ao registrado na cidade. As marcas chegaram ao expressivo nível de 6,40 m na tarde de domingo (14). Ao todo, vinte famílias foram abrigadas na sede do PDT e na escola Alda Seabra.

 No rancho da praça foi montado um ponto de coleta de doações, onde as pessoas puderam doar produtos de higiene e limpeza, roupas, cobertores e colchões. Na noite da mesma data, o poder Executivo decidiu por decretar Situação de Emergência, em função das chuvas que assolaram o município. Através do decreto, que deve ser reconhecido pelos governos estadual e federal, o município poderá pedir apoio para as ações de socorro e assistência à população. 

 Na manhã de segunda-feira (15) já era possível perceber que as águas estavam recuando. A régua marcava 6,10m. É realmente um desafiador início de ano para a nova administração. Com pouco mais de quatro meses de governo, o Executivo já teve que se desdobrar para dar conta de mais esses problemas. São, contudo, a despeito da problemática que envolve as pessoas que precisam sair de suas casas, ótimas maneiras para a nova administração mostrar a sua capacidade de gerir situações adversas. 

 No caso de nosso rio Santa Maria, a enchente pode ser considerada uma dessas situações adversas, porém, de certa forma previsíveis, pois que é da natureza do rio transbordar vez por outra. Está aí uma boa pergunta: Como resolver esse problema?

Postar um comentário

0 Comentários