Dia 1º de maio, Dia do Trabalho

O dia 1º de maio
 é considerado  o dia do trabalhador

 Um feriado que mostra muito mais que apenas uma oportunidade  de descanso, mas sim um dia de conscientização aos trabalhadores para enxergarem seus direitos e deveres e não apenas um objeto que serve para trabalhar incansavelmente por seus patrões. Um feriado que surgiu em 1889 em Paris, depois que um grupo de trabalhadores se reuniram reivindicando melhorias no trabalho, contra as condições desumanas nas quais trabalhavam. Foram às ruas por mais direitos, humanidade e reivindicar que as horas de trabalho mudassem de treze horas para oito horas. Depois dessa luta a favor de seus direitos trabalhistas a data de 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho e virou um símbolo dos trabalhadores do mundo todo.

 Com a influência dos imigrantes europeus a data foi introduzida no Brasil pelo presidente Artur Bernardes. Em 1° de maio de 1943 o presidente do Brasil na época, então Getúlio Vargas, consolidou as leis do trabalho (CLT) e também os reajustes do salário do trabalhador eram feitos nessa data. O dia do trabalhador foi  criado para mostrar os direitos do cidadão.

 No mundo, hoje, existem diversos tipos de trabalhadores: avulsos, temporários, estagiários, terceirizados, com deficiência física, idosos, eventual, servidor público, empregada doméstica etc...

 Todo trabalhador deve ser valorizado e lutar pelos seus direitos.
Seu Anísio é motorista de ônibus circular, ele é natural de Santana do Livramento. Sempre muito atencioso e simpático com os passageiros.

Dona Celi Silveira, 64 anos é emprega doméstica há 28 anos. E diz que ama seu trabalho.

Danilo Silveira, de 53 anos é camelô bastante conhecido na cidade,  e já fazem 15 anos que atua nessa profissão. Ele fica com seu estande na Av. Barão do Upacaraí, onde o fluxo é pessoas e maior a facilita as vendas.

Sargento Torres tem 23 anos de profissão, sempre gostou de ajudar e de agir corretamente. Ele conta que sua profissão tem seus altos e baixos, mas ao mesmo tempo é muito gratificante. Já trabalhou 4 anos em Porto Alegre e 7 anos na Polícia Rodoviária Estadual, em Bagé.


Postar um comentário

0 Comentários