Esporte Clube Cruzeiro completa 80 anos de fundação

Esporte Clube Cruzeiro 80 anos
Time campeão do ano de 1946, com o mascote Edison aos 5 anos de idade.

 Dizem que recordar é viver, e o mês de março tem para todos nós, pedritenses, um significado especial, afinal, um ícone do esporte de nossa terra está comemorando 80 anos de vida.

Em pé - Nilson, Direção, Gauchão, Edison, Tota, Adalto,
 Airton, Jaime, Euclides; Agachados - Quexeco,
Pereca, Pelé, Pancho, Bardeto, Negrinho
 O Cruzeiro, como todos conhecemos. Em conversa descontraída com Edison Simas Paz, que além de filho do fundador do Clube, o saudoso Pedro Paz Sobrinho, também atuou como jogador do clube. Daí a sua íntima ligação com o Cruzeiro. Edison conta que em 1946, aos 11 anos, já participava como mascote do time. Sua primeira atuação como jogador foi em 1957, aos 16 anos. "O envolvimento da população naquela época era muito grande. Cada jogo era um evento que movimentava a cidade, pois só haviam dois times, o Botafogo e o Cruzeiro, então a rivalidade era muito grande. 

Em pé - Adão Bilulo, Pantera, Edison, Pancho, Ito,
 Airton,   Direção; Agachados - Bardeto, Pereca,
Tota, Gaução, Toninho
 O Estádio ficava lotado dos dois lados", relata Edison, com emoção. Em suas lembranças, está um fato típico da época em que atuava nas quatro linhas. Havia, onde hoje é o prédio da Obino, o bar do Mazelu, onde costumavam se reunir, antes dos jogos, os atletas de ambas as equipes e ali, saiam provocações, apostas, histórias de compra do árbitro, tudo, é claro, em um clima de sadia camaradagem. Edison conta que do Cruzeiro nasceram jogadores que foram atuar em times de renome no Estado. Como presidente do clube, ganhou dois campeonatos, além de promover várias melhorias.

Edison e o filho Fabio, junto com
 os netos Duane, Santiago e Pedro
 Infelizmente não conseguimos contato com o atual presidente, Tiago Machado, que até o fechamento desta edição não se encontrava na cidade, mas em visita ao estádio, pudemos testemunhar o empenho da atual administração em manter a estrutura do clube, que como outras entidades esportivas da cidade, enfrenta dificuldades nesta empreitada. Em uma prateleira improvisada, alguns trofeus contam a imorredoura história de antigas conquistas deste valente dos pampas. Parabéns, Cruzeiro, parabéns Dom Pedrito por ter entre teus filhos, este nobre representante do esporte local.

Postar um comentário

0 Comentários