Realização do Carnaval de Rua dependerá do efetivo da Brigada Militar

 Uma reunião no salão nobre da Prefeitura com os representantes das entidades carnavalescas, no início da semana, serviu para tratativas a respeito da possibilidade de realização do Carnaval de Rua 2017.

 Na oportunidade, por parte do Executivo e participantes da reunião, ficou definido que serão realizadas duas noites de carnaval, entre os dias 25 e 28 de fevereiro.

 Conforme informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, uma proposta formal foi enviada ao 6º Regimento de Polícia Montada de Bagé, solicitando reforço para o efetivo local, que hoje seria insuficiente para atender um evento deste porte.

 De acordo com o sargento Marco Aurélio Gonçalves, da Brigada Militar de Dom Pedrito, atualmente o município não tem condições de realizar o Carnaval de Rua sem a presença de reforço no efetivo. Segundo ele, para a segurança da população em uma festa popular da grandeza do carnaval de Dom Pedrito, que reúne uma grande concentração de público, seria necessário, no mínimo, 20 policiais militares, porém, atualmente, o município conta com apenas 6 por escala. "Estamos trabalhando com o mínimo, sem o reforço de pelo menos 14 policiais será impossível, visto a segurança da população estar comprometida. Estamos otimistas quanto a liberação do efetivo para a data preferencial, dias 25 e 26, ou seja, sábado e domingo, pois além do valor pago aos policiais já estar garantido, Dom Pedrito foi o primeiro município a confirmar a data", afirma Gonçalves, dizendo aguardar a decisão do comando.

 Em entrevista a reportagem do jornal Folha da Cidade, questionado se haveria um plano B no caso da não liberação do efetivo necessário da Brigada Militar para reforço, o prefeito ressaltou ainda não pensar em uma alternativa, visto que o objetivo e, principalmente vontade da administração, é que o carnaval se realize. "Fomos o primeiro município da região a fazer uma reunião com o Comando Regional da Brigada Militar, temos uma parceria muito forte do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro), que está sensibilizado em nos ajudar a custear o valor das diárias ou horas extras dos policiais militares em Dom Pedrito. Estamos mobilizados para que tenhamos o carnaval, pois precisamos fazer uma grande obra em Dom Pedrito que é levantar a autoestima das pessoas. O carnaval é a maior festa popular gratuita  para a comunidade e queremos fazer uma festa bem feita para que vejam que é possível que as coisas aconteçam na cidade", explicou Mário Augusto, afirmando que, relacionado às adequações de documentação e transparência que a legislação solicita às entidades carnavalescas, o Executivo, através da Secretaria de Governo, dará todo o suporte necessário para que as entidades possam receber a verba do carnaval, que já está na Previsão Orçamentária, após um curso de especilização que o secretário Geral de Governo, Marco Antônio Rodrigues, irá participar, em Porto Alegre. Já com relação a verba para o Carnaval de Rua de Dom Pedrito, a secretária da Fazenda, Marli Camponogara, confirmou ao Folha que está na Previsão Orçamentária para 2017 o valor de R$ 55 mil, para premiações e subvenção das entidades carnavalescas. "O valor já temos, no caso da confirmação do carnaval é só fazer o empenho e, posteriormente, o pagamento", explica Marli.

Postar um comentário

0 Comentários