Bênção às sementes e ao sal



 Seguindo uma tradição de mais de trinta anos em Dom Pedrito, iniciada pelo frei Nelson Simonetto e capuchinhos, sempre no segundo domingo de setembro realiza-se a bênção das sementes e do sal, para as semeaduras que logo começam e o sal para os animais.
   
 A Bíblia é o livro sagrado de um povo de agricultores e pastores. Por isso, não é de admirar o uso da linguagem simbólica das sementeiras e das sementes para falar de realidades espirituais e transmitir mensagens de fé.
A semente, embora pequena, tem a capacidade de produzir uma enorme quantidade de outros grãos e de estar na origem de uma grande árvore. Um saco de semente pode encher um campo de trigo, soja, arroz, milho, feijão... A semente já contém em si mesma o que no futuro se vai manifestar. Ela é o símbolo de todas as capacidades e possibilidades, da abundância de vida. É este o sentido dado no primeiro capítulo da Bíblia, quando o Senhor promete o florescer da vida em abundãncia, criando as sementes de todas as árvores, plantas e ervas (Gn 1,11).

 Para os cristãos e para os que creem, a bênção divina é necessária e indispensável para se ter sucesso nos empreendimentos. Por isso, neste domingo, dia 11 de setembro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, na missa das 9 horas, será dada a Bênção às sementes e ao sal.

Postar um comentário

0 Comentários