Zootecnista radicada na Nova Zelândia Ministra palestra sobre a ovinocultura moderna

Presidente do Sindicato Rural, Luiz Augusto Gonçalves, com a zootecnista e o presidente da Acodope Sérgio Barbieri.

 O salão nobre do Sindicato Rural ficou lotado para receber a zootécnica Dayanne Martins Almeida, que palestrou para estudantes, técnicos e produtores sobre o tema “A ovinocultura moderna, por onde começar a mudança?”. Radicada na Nova Zelândia, Dayanne é mestranda em melhoramento genético ovino pela Massey University, co-fundadora e diretora de pesquisa e desenvolvimento pela CordeiroBIZ – Ovinocultura de resultados.


 Dayanne explica que a diferença no manejo, entre Nova Zelândia e Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul, está no foco. “O manejo é semelhante, a diferença está no foco. Lá (na Nova Zelândia), eles sabem onde querem chegar, enquanto por aqui, ainda se patina nos mesmos equívocos”, explica. Sobre estes equívocos, Dayanne diz que muitos estão ligados à nutrição dos ovinos. “Negligenciamos muito as nossas matrizes, quando percebemos que as coisas já estão em uma situação muito ruim, só aí pensamos em agir, estamos mais focados em exposições e julgamentos, aqui no Brasil o aprimoramento genético é quase nulo, essas coisas atrapalham a produtividade, apesar de termos condições climáticas bem melhores que a Nova Zelândia”.

 No entanto, ela afirma que o Pampa tem todas as chances de ser a “Nova Zelândia do Brasil”. “As mudanças precisam começar na cabeça do produtor, a Nova Zelândia serve de inspiração, mas a situação muda na hora que transformações precisam ser implementadas, nem todos os criadores gostam de abrir mão ou fazer um sacrifício para que as coisas aconteçam, nós temos que mudar nossa cabeça e nossa representatividade. Os futuros técnicos são os principais responsáveis por estas modificações”, aponta.

 A palestra foi uma promoção da Associação de Criadores de Ovinos de Dom Pedrito (Acodope) e Núcleo de Pesquisa em Pequenos Ruminantes (Nupper), promovida no Sindicato Rural.

 Em continuidade, ocorreu um Dia de Campo na propriedade de Elizabeth Bittencourt, onde os participantes puderam conferir de perto explicações e dividir experiências com a zootecnista Dayanne Almeida.

Postar um comentário

0 Comentários