Duas jovens pedritenses partem para intercâmbio nos EUA


 As jovens Júlia Marin de Oliveira e Helena Moreira Piemolini, ambas com 18 anos de idade, começam, neste mês de agosto, seu PIJ – Programa de Intercâmbio de Jovens – do Rotary Internacional, que se prolongará até junho de 2017, um tempo de experiências e aprendizado que viverão em pequenas cidades dos Estados Unidos da América (EUA).

Júlia
“Será uma das maiores experiências da minha vida!”
 Júlia, filha de Hélio Bueno de Oliveira e Marisete Marin de Oliveira, vai para Ripon, cidade do Estado de Wisconsin, no norte do país, região dos Grandes Lagos, fronteira com o Canadá, com cerca de 7.500 habitantes e que tem Madison como capital. “Inicialmente, ficarei hospedada com uma família judia – Zachariah e Julia Messitte - um casal que tem dois filhos, rapazes com idade de 12 e 14 anos (Samuel e Jules). 
 No inverno, as temperaturas nessa cidade oscilam de – 10 a – 20 graus centígrados”, ela conta, acrescentando que, pelo menos por enquanto, não está previsto a vinda de qualquer intercambista em seu lugar, como costuma acontecer pelo PIJ.
 Ela, cujo intercâmbio tem como facilitador o Rotary Clube Obelisco da Paz, fala com entusiasmo do destino de seu intercâmbio: “O Estado do Wisconsin tem um dos maiores rebanhos de gado bovino dos Estados Unidos, é o maior produtor de queijo e manteiga e o segundo em produção de leite. Antes, a economia era mais centrada na agropecuária, mas hoje já tem bastante espaço para serviços financeiros e imobiliários, além do turismo. 
 Também é importante centro educacional, sendo o primeiro estado a abrir um jardim-de-infância e a oferecer universidades com ensino à distância naquele país”.
 E na manhã de segunda-feira passada (15), horas antes de embarcar para os EUA, voo que estava marcado para às 14h40min, Júlia deixou a seguinte mensagem para todos nós: "Fazer intercâmbio é meu sonho desde sempre e o fato de estar prestes a se realizar é um tanto surreal. Comecei a faculdade (de Jornalismo) esse ano e deixar todo mundo para trás está sendo muito difícil - mas pelo que os outros intercambistas falam, é muito mais difícil voltar do que ir. Estou com uma mistura de sentimentos e não vejo a hora de encontrar minha família lá e ver uma cultura diferente. Talvez esse não seja o melhor ano da minha vida, mas com certeza será uma das maiores experiências da minha vida. 
 Quero muito agradecer ao Rotary Club Obelisco da Paz e à minha família por todo o apoio que me permitiu realizar esse sonhos!”.

Helena
“Quero levar o máximo de positivo do Brasil!”
 Helena, filha de Marcelo e Luciana Piemolini, embarcou exatamente neste sábado (20) para os EUA, devendo ficar na cidade de Emmett, estado de Idaho, pequena localidade rural do noroeste do país, com menos de 7 mil habitantes, distante 45 minutos da capital, Boise. “Irei morar com um casal de advogados, que tem uma filha de 16 anos que será minha colega de escola”, antecipa Helena.
 Em seu lugar, virá para Dom Pedrito McKay Wesley McDowell, que inicialmente ficará hospedado com o casal Jairo e Gislaine Fontoura; depois, sendo recebido pela família de Helena  (Luciana e Marcelo Piemolini) e, como terceira família, ficando na casa do casal presidente do Rotary Ponche Verde, Cícero Amaral e Rosina, clube pelo qual Helena se inscreveu no PIJ.
 Recém-formada em Inglês (no ano passado), Helena fala com grande expectativa da experiência que viverá nos EUA: “Minha segunda família adotiva será um casal, cuja faixa etária os situa mais como avós do que como pais. 
 Eles moram em uma fazenda, têm sete filhos, mas todos já estão encaminhados, isto é, vivem juntos apenas o casal e uma senhora que os acompanha”, conta a pedritense.
 Como mensagem, antes de embarcar, ela nos diz: “Espero poder crescer, amadurecer, levar o máximo de positivo do Brasil. Os estrangeiros, quando aqui chegam, se encantam com a receptividade do povo brasileiro, pela acolhida fervorosa que nós fazemos. Já deles, os norte-americanos, espero que possa me espelhar nos seus ideais de Rotary, de procurar sempre fazer o bem”.
 Toda nossa equipe, aqui do Folha, deseja alegrias e muitas felicidades para Júlia e Helena. Ficamos de nos comunicar e, assim que recebermos notícias delas, as estaremos reproduzindo em nossas páginas.

Postar um comentário

0 Comentários