A Sanga das Piúgas e seus enfeites


 Quando ocorre um longo período de chuvas ou um grande volume de precipitações em um curto espaço de tempo, inicia-se a preocupação com a enchente no município. Com a continuidade da chuva, principalmente as que caem no interior do município, o volume de água do rio Santa Maria aumenta e começa a atingir residências de áreas ribeirinhas. Também é um período em que se procura um culpado. Não conclusão dos bueiros da ERS 634, que possibilitaria a vazão da água do rio que, atualmente, fica represada com a estrada que dá acesso ao interior do município, é uma das questões mais debatidas. Porém, o que não pode ser esquecida, é a parcela de culpa de parte da população. Em diversos pontos da cidade é comum visualizar lixo doméstico, mobiliário e outros utensílios jogados por campos, beira de ruas e fora de lixeiras. 
 Após a denúncia de um morador, nesta semana a reportagem do Folha da Cidade percorreu a Sanga das Piúgas, que corta diversas ruas da cidade, desemboca no rio Santa Maria e em períodos de enchente, todo o material depositado vai parar no rio. Como pode ser percebido nas imagens, além de papeis e plásticos, podem ser vistos cadeira-de-praia, ramos e galhos de árvores, canos, roda de bicicleta, garrafas pet, pedaços de ferro, tampo de pia de cozinha e colchão.
 O município é contemplado com o recolhimento constante do lixo doméstico e ainda assim, parte da população prefere depositá-lo em terrenos baldios, beira de rios e nas sangas. Para móveis e outros objetos, já foi disponibilizada a empresa Ansus para o depósito direto na sede da empresa, que ela dará o destino correto. 
 Quanto à vegetação oriunda de roçadas e podas de árvores, pode ser contatada a Secretaria de Agricultura do município, que orientará o depósito correto. Ou seja, cada material não utilizável possui um destino estabelecido e não há a necessidade de depositá-los em qualquer local da cidade. 
O que se percebe com essas imagens, é que apesar das mobilizações de autoridades e entidades ligadas à proteção do Meio Ambiente, principalmente na Semana do Meio Ambiente do município, são necessárias mais ações de conscientização da comunidade com relação ao depósito do lixo.

Postar um comentário

0 Comentários