Setor de Imunização orienta sobre vacina contra a caxumba

 Depois de um surto de caxumba ter sido registrado em Porto Alegre, tendo sido bastante divulgado um fato isolado que acometeu vários jogadores do Grêmio Foot Ball Portoalegrense, a doença apareceu agora ao lado de Dom Pedrito, no município de Bagé, onde mais de 100 casos já foram registrados, inclusive atingindo a maioria dos jogadores do Grêmio Esportivo Bagé (GEB) e, antes disto, 45 militares do Exército.

 No contexto, a população de Dom Pedrito tem ficado preocupada com o quadro e, também, confusa sobre a vacinação contra a caxumba, talvez porque não se encontrar na carteirinha de vacinação a previsão específica dessa imunização. Ocorre que o antígeno é ministrado junto com os de prevenção a outras doenças, na forma da Tríplice ou da Tetraviral, conforme orienta a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde e do Meio Ambiente (SMSMA) de Dom Pedrito, enfermeira Raquel Stochero dos Santos.

 “A vacina Tríplice é contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, e deve ser aplicada, como primeira dose, aos 12 meses de idade, e a segunda dose com 1 ano e 3 meses de idade (já como Tetravalente). Até os 19 anos de idade, a pessoa deve receber as duas doses dessa vacina”, diz ela. Acrescenta que na faixa etária dos 20 aos 49 anos, o adulto pode fazer dose única da Tríplice, se não tem certeza de que está devidamente imunizado. “O fato é que não temos vacinas suficientes para beneficiar todos os adultos, nem há motivo para pânico em função de haver surtos isolados em algumas cidades. Devem, portanto, se vacinar, os adultos que entrarem em contato com pessoas que tenham contraído a doença ou com suspeitos de estarem com caxumba”, destaca ainda a enfermeira. “Já a Tetraviral previne contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela e é aplicada somente até os 2 anos de idade, como segunda dose depois da Tríplice”, complementa Raquel.

Postar um comentário

0 Comentários