Curso de Inseminação


De 28 de março a 1º de abril, o Sindicato Rural de Dom Pedrito e o Agro Jovem, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou o curso de Inseminação Artificial de Ovinos. 

 O curso ocorreu na Estância São Carlos, de Carlos Almeida Brum e foi ministrado pelo instrutor Eduardo Ustra Ribeiro, que possui graduação em Medicina Veterinária pela Urcamp (1992), pós-graduação em Administração e Planejamento para Docentes pela Ulbra (2002) e pós-graduação em Produção Animal pela Unipampa (2012).

 A inseminação artificial (IA) é uma biotécnica da reprodução assistida que consiste em depositar o sêmen do macho no aparelho reprodutor da fêmea, por meio de instrumentos. Entre as biotécnicas da reprodução, a IA é a que proporciona maior amplitude de resultado nos programas de melhoramento genético animal, devido a poucos machos selecionados produzirem espermatozoides para a inseminação de centenas de fêmeas por ano. 

 O uso da IA acelera o melhoramento genético, possibilita o acesso a material genético superior por preço compatível, evita a transmissão de doenças venéreas, possibilita ainda, que o produtor multiplique os genótipos dentro do rebanho. O emprego da IA também permite o maior controle zootécnico do rebanho, como por exemplo, pela identificação de fêmeas que não apresentaram estro e maior controle de partos, com datas precisas, entre outros benefícios. Entretanto, para que se obtenha sucesso em programas de inseminação artificial, são necessários alguns cuidados, como mão de obra especializada.

 Após o encerramento do curso, participantes comemoram com grande satisfação e já projetam implantar esta técnica em sistemas produtivos.

Postar um comentário

0 Comentários