Síndromes gripais aumentam no inverno: saiba reconhecer os sintomas e onde buscar atendimento em Dom Pedrito


Com a chegada dos meses mais frios, os casos de síndromes gripais aumentam significativamente na comunidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Dom Pedrito orienta a população sobre os principais sintomas dessas doenças e os locais adequados para buscar atendimento.

Entre os sintomas mais comuns estão tosse, coriza, dor de garganta, congestão nasal e sintomas gerais, como febre, dor de cabeça, dores no corpo e calafrios.

Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem ligar para a Vigilância Epidemiológica através do número 981122413 para a realização de testes de Covid-19 e outras testagens respiratórias. Integram esses grupos: idosos, indígenas, pacientes com múltiplas comorbidades, imunocomprometidos, gestantes, crianças com até 12 anos e imunocomprometidos com 18 anos ou mais e todas as pessoas com 60 anos ou mais.

Em casos de sintomas gripais, a orientação é que os pacientes procurem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A medida busca evitar a sobrecarga do Pronto-Socorro Municipal, que registra aumento expressivo na demanda nesta época do ano e precisa priorizar os atendimentos de urgência e emergência.

A Prefeitura reforça a importância da prevenção, da vacinação e dos cuidados básicos, como higienização frequente das mãos, uso de lenços descartáveis e atenção aos sintomas respiratórios.





Postar um comentário

0 Comentários