No último sábado (30), o Parque Juventino Corrêa de Moura foi palco da segunda edição do Obelisco da Poesia Gaúcha, reunindo artistas consagrados do cenário do verso e celebrando a força da arte declamatória.
Foram apresentados dez poemas inéditos, avaliados por uma comissão formada por Marcelo D’ávila, Silvana Andrade e Marcio Fagundes, que apontou os melhores trabalhos em diferentes modalidades.
Na categoria Poesia, o primeiro lugar ficou com Antigo Missal de Almas Charruas, de Rodrigo Bueno, interpretado por Aline Linhares e amadrinhado por Chico Teixeira. O segundo lugar foi para Cavalaria Gaúcha, de Luís Cesar Soares, com interpretação de Neiton Peruffo e amadrinhamento de Kayke Mello. Já o terceiro posto ficou com Rodeio de Rimas, de Danilo Kuhn, declamado por Douglas Dias e amadrinhado por Leonardo Nunes.
Na categoria Intérprete, a premiação destacou Neiton Peruffo (Cavalaria Gaúcha), Douglas Dias (Rodeio de Rimas) e Joilson Ramos de Oliveira (Casa de Pobre).
Entre os Amadrinhadores, o primeiro lugar foi para Kayke Mello (Cavalaria Gaúcha), seguido por Chico Teixeira (Gado de Osso) e Leonardo Ferreira (Rodeio de Rimas).
O evento também reconheceu Andréia Sá Brito como Personalidade Feminina e premiou Cavalaria Gaúcha como Melhor Trabalho em Palco.
Além da competição principal, ocorreu o 2º Renascer da Poesia Crioula, nas fases regional e local, com o objetivo de valorizar novos talentos e incentivar jovens no caminho da arte poética.
Na fase regional, Yasmin Vidal ficou em primeiro lugar com O Preço da Lã, de Maximiliano Alves de Moraes. O segundo lugar foi para Sofia Crestani, com Oração da Guitarra, de Jurema Chaves, e o terceiro para Gabriela Machado Lopes, com Vozes da Pampa Bendita, de Joseti Gomes.
Na fase local, a vencedora foi Mariana Pohl, com A Caixa dos Sonhos Desfeitos, de Carlos Omar e Bianca Bergman. Em segundo lugar ficou Maria Cecília Chelotti, com Palavra Farrapa, de Matheus Costa, e em terceiro, Oliver Chibiaque, com Romance do Voluntário, de Apparício Silva Rillo.

0 Comentários